Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manaus,

Colunista

Eliel Vieira

O Dia internacional da Mulher: O verdadeiro sentido da data comemorativa do dia 8 de março.

No que pese, para se compreender a formação e o estabelecimento desta data, faz-se necessário uma leitura de todo um contexto e fatores que culminou no reconhecimento desta data que foi oficializada pela ONU em 1975.

No dia 8 de março, será celebrado o dia internacional da mulher, mas diferentemente de outras datas comemorativas, esta não foi criada ou instituída por motivos comerciais, sentimentais ou emocionais, ao contrário, foi estabelecida por meios de lutas históricas e mais densas.

No que pese, para se compreender a formação e o estabelecimento desta data, faz-se necessário uma leitura de todo um contexto e fatores que culminou no reconhecimento desta data que foi oficializada pela ONU em 1975.

Salienta-se, que no Brasil, muitos relacionam a referida data a um incêndio ocorrido em Nova Iorque, nos EUA, ocorrido no dia 25 de março de 1911 em uma fábrica da Triangle Shirtwaist , que descortinou as más condições de trabalho enfrentadas pelas mulheres na revolução industrial.

Ocorre, que existem registros e informações anteriores a este fato, que demostram que as mulheres lutaram para que suas reivindicações fossem incluídas nos movimentos de luta de trabalhadores.

Uma destas manifestações, ocorreu , com uma grande passeata realizada pelas mulheres em 26 de fevereiro de 1909, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde cerca de 15 mil mulheres caminharam por melhores condições de trabalho, sendo que na ocasião, a jornada de trabalho era de 16 horas por dia, sendo 6 (seis) dias por semana, incluindo na maioria das vezes o domingo.

A situação das mulheres era muito pior do que as dos homens nas questões trabalhistas, sendo que graças a onda de protestos daquela época contra a fome e a 1° Guerra Mundial, que tomou conta da Rússia em 1917 remetendo ao fato da revolução Russa, originando vários conflitos históricos.

Logo após a revolução Bolchevique, a data do dia 8 de março foi oficializada entre os soviéticos, como o dia da celebração da mulher trabalhadora.

Pois bem, após estes atos de luta, a ONU em 1975 reconhece o dia 8 de março pela luta das mulheres por igualdade de gênero e politicas sociais.

No mundo inteiro, a data é comemorada, mais ao longo do tempo, ganhou um aspecto comercial, onde as mulheres recebem flores e homenagens, porém, a realidade é que apesar de décadas de lutas, a evolução pertinente à este tema ainda é muito pequena, pois, apesar de fazer mais de 100 anos que o tema foi levantado, os problemas persistem, tais como a violência contra a mulher, o feminicídio, da diferença salarial e outros.

Não sou contra, porém, o reconhecimento deste dia vai além de flores e homenagens, essa data é a luta de mulheres que querem o óbvio, que é ser tratada com respeito em todos os aspectos, inclusive com igualdade salarial, sendo este o seu verdadeiro sentido.

Feliz dia internacional da mulher que derramam suas forças físicas, emocionais e psicológicas para que a igualdade e respeito seja uma realidade e não uma utopia, sendo que a grande conquista é que essas diferenças não ficam entre quatro paredes, ao contrário, as mulheres tem denunciado e lutado para que este mal seja extirpado.

Feliz Dia Internacional da Mulher

 

Eliel de Souza Vieira

Advogado

Especialista em Direito Previdenciário

Especialista em Direito Civil e Processual Civil

Especialista em Direito Penal e Processual Penal  

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =