Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Dia a Dia

Presos do Compaj participam de palestra de combate à tuberculose

Presos do regime fechado, do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj-Fechado), participaram nesta quarta-feira (21), de uma palestra de combate a Tuberculose (TB). O momento de conscientização é promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a cogestora das unidades prisionais, a Umanizzare Gestão Prisional.

De acordo com gerente técnico do Compaj, Antônio Valdecir, “a tuberculose (TB) é uma das principais causas de morbidade e mortalidade relacionadas às doenças infecciosas nos países em desenvolvimento”. De acordo com Valdecir, um desafio notável para o controle da TB envolve a incidência desproporcional observada entre as populações de maior risco, incluindo a carcerária.

“No ambiente prisional, a atenção deve ser redobrada, devido às diversas peculiaridades e o próprio convívio entre os detentos”, ressaltou o gerente técnico.

No Brasil, segundo Antônio Valdecir, os números dos últimos anos apontam para uma desaceleração tanto no número de diagnósticos quanto na mortalidade por tuberculose, mas a quantidade de novos casos da TB a cada ano ainda é considerada alta, principalmente entre populações mais vulneráveis, como as pessoas privadas de liberdade, os indígenas, e em situação de rua.

“A prevalência mundial de TB entre detentos pode ser até 50 vezes maior do que as médias nacionais”, disse o gerente técnico.

Antônio Valdecir explicou que a palestra foi apresentada pela enfermeira Inês da Silva Oliveira, aderindo à campanha de 24 de Março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose (MAS), e teve como objetivo, alertar os internos quanto a sua condição de risco em que se encontram e a forma de transmissão e tratamento.

“O momento de conscientização foi realizado nos pavilhões, na área de vivência dos presos. Ficamos felizes pelo interesse dos participantes em buscar o conhecimento sobre a doença”, disse o gerente técnico.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × quatro =