Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Dia a Dia

Prefeitura inicia ‘Curso Informal de Cuidador de Idosos’ voltado a moradores da zona Norte

O evento acontece das 8h às 12h, até a sexta-feira, 25/11, no auditório de pesquisa do hospital Francisca Mendes.
Fotos - Divulgação / Semsa

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início a mais uma edição do “Curso Informal de Cuidador de Idoso”, na segunda-feira, 21/11. A capacitação foi voltada, desta vez, aos moradores da zona Norte da capital, com carga horária de 20 horas. O evento acontece das 8h às 12h, até a sexta-feira, 25/11, no auditório de pesquisa do hospital Francisca Mendes.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, Eliny Rocha, informou que a capacitação já foi ofertada nos demais Distritos de Saúde (Disa) da cidade e, agora, em sua penúltima edição de 2022, chega ao Disa Norte. Um total de 60 pessoas se inscreveu para participar do treinamento.

“O objetivo do curso é compartilhar um conhecimento qualificado e levar informações sobre o processo de envelhecimento, para que as famílias saibam como estimular a pessoa idosa e possam dar um cuidado adequado e de qualidade. Buscamos colaborar para que essa etapa da vida seja ativa e saudável, respeitando e valorizando os idosos, para que eles sigam autônomos e independentes”, disse.

Na segunda, a programação do curso foi aberta por Eliny Rocha, que ministrou uma palestra sobre o processo de envelhecimento. Em seguida, a assistente social Georgina Sarkis abordou as políticas públicas voltadas à pessoa idosa e à espiritualidade. A enfermeira Renata Macedo tratou sobre a violência contra o idoso.

“O envelhecimento acontece ao longo da vida, é o processo normal de alteração orgânica, mas existem algumas alterações pontuais que é preciso conhecer para que o cuidador possa apoiar o idoso da melhor forma. Por exemplo, a termorregulação fica modificada e, por conta do frio, alguns idosos recusam o banho pela manhã. Porém, o cuidador precisa ter a sensibilidade de desenvolver estratégias para que ele possa estar fazendo com que o seu idoso contribua no cuidado”, contou Eliny.

Na próxima semana, de 28/11 a 2/12, moradores da zona Oeste serão beneficiados com a última edição de 2022 do “Curso Informal de Cuidador de Idoso”.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *