Governo entra na fase final de elaboração dos Editais do concurso das forças de segurança

Governo entra na fase final de elaboração dos Editais do concurso das forças de segurança

O presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (líder do PL), garantiu que o Governo do Amazonas está finalizando a preparação dos editais do concurso público para as forças de segurança pública, anunciado pelo governador Wilson Lima (PSC). Na opinião do parlamentar esse é um dos concursos mais esperado em décadas no Estado. As comissões estão em fase de consulta das bancas examinadoras.

Cabo Maciel lembra que para o lançamento do concurso, o Governo encaminhou Projetos de Lei à Assembleia Legislativa (Aleam) que aperfeiçoam a atual legislação que rege concursos, em especial para atender ao processo de seleção de novos praças e oficiais para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Entre essas alterações está o aumento da idade máxima de ingresso, de 28 para 35 anos; o percentual mínimo de 10% de vagas para as mulheres, no quadro de combatentes, ou seja, dos policiais que enfrentam a criminalidade nas ruas; e a redução nos prazos de realização do concurso, medida que visa acelerar a realização e nomeação dos novos policiais, que vão fortalecer principalmente as tropas das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. O combate ostensivo à criminalidade é uma das prioridades da administração Wilson Lima.

De acordo com Cabo Maciel o concurso faz parte do programa Amazonas Mais Seguro e garante a contratação de novos servidores para corporações que aguardavam há mais de duas décadas por um certame. Serão abertas 2,5 mil vagas, distribuídas entre cinco órgãos que compõem a estrutura do Governo do Estado.

O concurso público, com salários a partir de R$ 2.600, convocará servidores para a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Da redação
Foto: Divulgação