O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu, nesta quarta-feira, 5/2, o presidente executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Nascimento Júnior, para tratar das oportunidades que se abrem para a capital amazonense com a reforma tributária e a sua regulamentação aprovada no Congresso Nacional, no ano passado.
A reunião, que aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade de Manaus (CCC), localizado na zona Centro-Sul, reforçou o papel estratégico de Manaus no cenário econômico nacional e destacou as vantagens competitivas da cidade para novos investimentos.
Com as mudanças no sistema tributário, Manaus será o único local do Brasil a manter incentivos fiscais. Esse diferencial tem atraído o olhar de investidores, inclusive de fora do país, que enxergam na cidade um ambiente seguro e previsível para negócios. Durante o encontro, o prefeito David Almeida destacou a importância desse cenário e apresentou os seus planos e ações para a atração de indústrias ao Polo Industrial de Manaus (PIM).
“A Zona Franca de Manaus (ZFM) continua sendo um ativo estratégico para o Brasil, e, com a reforma tributária, o município se consolida como um destino próspero para empresas que buscam segurança jurídica e competitividade. Nossa missão é trabalhar para que Manaus se torne, nos próximos meses, a ‘cidade do emprego’, fortalecendo sua vocação industrial e ampliando oportunidades para a população”, afirmou David.
O presidente da Eletros, Jorge Júnior, reforçou o impacto positivo da reforma tributária para a economia local e agradeceu ao prefeito pelo trabalho realizado em conjunto com a bancada federal.
“Manaus se consolida como o Porto Seguro para os investidores, com a previsibilidade e segurança jurídica proporcionados pela Zona Franca de Manaus. E foi neste sentido que viemos agradecer ao prefeito pelo seu trabalho nas tratativas da reforma tributária. Manaus naturalmente será ainda mais forte no setor eletroeletrônico e a intenção de vir com o prefeito foi no sentido de garantir, aliás, ele já garantiu que Manaus terá toda a estrutura necessária para aportar ainda mais investimentos, sejam investimentos nacionais ou estrangeiros”, destacou.
Reforma Tributária
A reforma tributária representa um novo momento para Manaus, consolidando a cidade como um dos principais polos industriais do Brasil. A partir de 2032, Manaus será o único local do país a manter incentivos fiscais, garantindo segurança jurídica e previsibilidade para investidores. Esse diferencial fortalece a Zona Franca de Manaus (ZFM), preservando sua competitividade e atraindo novos empreendimentos, especialmente nos setores eletroeletrônico, duas rodas e de bionegócios. Com regras mais claras e incentivos garantidos até 2073, a capital amazonense se torna um ambiente estratégico para negócios de longo prazo.
Além da manutenção das indústrias já instaladas, a expectativa é que novas empresas escolham Manaus como destino de investimentos, ampliando a geração de empregos e impulsionando a economia local. A diversificação do Polo Industrial de Manaus (PIM) também ganha força, abrindo espaço para inovação tecnológica e o fortalecimento da cadeia produtiva regional. Com isso, a Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso em criar um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico, preparando a cidade para se tornar, nos próximos anos, a “cidade do emprego”.
Envie seu comentário