Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Notícias

PF prende pai de Daniel Vorcaro em nova fase da Operação Compliance Zero

A PF sustenta que o empresário trabalhava em colaboração com o filho na sustentação financeira das atividades ilícitas atribuídas à organização.
pf-prende-pai-de-daniel-vorcar

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (14) o empresário Henrique Vorcaro, pai do banqueiro Daniel Vorcaro, durante a sexta fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro, intimidação de adversários e acesso ilegal a informações sigilosas.

A prisão foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além de Henrique Vorcaro, a operação cumpriu sete mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Segundo a Polícia Federal, a nova etapa da investigação busca aprofundar apurações sobre uma organização criminosa suspeita de praticar ameaças, coerção, obtenção ilegal de dados sigilosos e invasões a sistemas informatizados.

As investigações apontam que Henrique Vorcaro teria participação direta no financiamento e coordenação do grupo conhecido como “A Turma”, apontado pela PF como responsável por monitorar, intimidar e levantar informações clandestinas sobre desafetos da família Vorcaro.

Na decisão que autorizou a operação, André Mendonça afirma que Henrique Vorcaro atuava como “demandante, beneficiário e operador financeiro” do grupo investigado. A PF sustenta que o empresário trabalhava em colaboração com o filho na sustentação financeira das atividades ilícitas atribuídas à organização.

A investigação também alcançou integrantes da própria Polícia Federal. Um agente da corporação foi preso, enquanto outro policial aposentado e uma delegada da ativa foram alvo de mandados de busca e afastamento das funções. A suspeita é de que servidores públicos tenham repassado informações sigilosas ao grupo investigado.

Em fases anteriores da operação, a PF já havia afirmado que o grupo ligado a Daniel Vorcaro teria acessado ilegalmente sistemas da própria Polícia Federal, do Ministério Público Federal e até de organismos internacionais, como FBI e Interpol.

Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, está preso desde março por suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

Leia mais: 

Oposição pede tornozeleira eletrônica para Flávio Bolsonaro e bloqueio de R$ 65 milhões

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som