Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Dia a Dia

Sapiossexualidade: entenda o termo usado pela BBB Key Alves para definir sua sexualidade

“Se o cara é muito inteligente, estilo nerd mesmo, meu olhinho fica brilhando, apaixonada. Mas é difícil achar homem assim, viu! E tem que ser mais velho também, tipo 20 anos a mais que eu”, afirmou.
Foto: Divulgação

O ‘BBB23’ ainda nem começou e a vida dos participantes já se tornou alguns dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Key Alves, integrante do grupo Camarote, é jogadora de vôlei e um fenômeno da internet. A atleta se definiu como sapiossexual, isto é, que sente atração por pessoas inteligentes, em entrevista ao Gshow.

“Se o cara é muito inteligente, estilo nerd mesmo, meu olhinho fica brilhando, apaixonada. Mas é difícil achar homem assim, viu! E tem que ser mais velho também, tipo 20 anos a mais que eu”, afirmou.

 

“Sapio” vem do latim sapiens, que indica a noção de inteligência, e a definição de sapiossexual pode variar. Há quem defenda que está ligada à atração baseada no intelecto, e não necessariamente no físico. Outros que dizem que vai além disso, como, por exemplo, quando a conversa com o outro é interessante e isto te faz sentir atração por aquela pessoa.

Não é possível afirmar, no entanto, que sapiossexualidade seja uma orientação sexual, mas uma preferência. O dicionário de língua inglesa Merriam-Webster define o termo como “relacionado a, ou caracterizado por atração sexual ou romântica por pessoas altamente inteligentes”.

Famosos que se declaram sapiossexuais

 

Key Alves não é a única sister a se identificar como sapiossexual. A ex-BBB Karol Conká disse em junho de 2022 ao podcast “PodDar Prado” que “só sente tesão, prazer, pelo intelecto”.

Ela definiu a preferência como a pessoa que se interessa pelo intelecto, pela troca intelectual. “Não é o corpo que atrai, não é o físico, é a conexão do intelecto”. A cantora também comentou que a pessoa não precisa necessariamente ser inteligente, mas se baseia em “uma troca que encaixa”.

Alguns meses depois, Bela Gil também contou ao videocast “Mil e uma Tretas”, apresentado por Thaila Ayala e Julia faria, que se sente atraída “por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitos”.

“Então eu não acho que eu tenho que ser hiper, ultra, megabonita. Então, assim… Para que eu vou botar silicone, entendeu? Deixa eu ler um livro, porque vai funcionar muito mais”, disse na ocasião.

 

Em 2019, o produtor musical britânico Mark Ronson revelou durante uma entrevista ao programa “Good Morning Britain” que é sapiossexual. Após a repercussão negativa da declaração, Ronson voltou atrás, pediu desculpas e disse que seu comentário foi retirado do contexto. “Não me considero parte de nenhuma comunidade marginalizada e peço desculpas se alguém entendeu mal ou se ofendeu”, afirmou à revista Rolling Stone.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *