Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manaus,

Dia a Dia

Rio Negro atinge menor nível em 122 anos e seca histórica pode se agravar, alerta SGB

Embora as chuvas tenham começado a aparecer em algumas áreas da Bacia do Amazonas, como em Tabatinga (AM), o volume ainda é insuficiente para reverter a descida dos rios de maneira significativa
Foto: William Duarte/Rede Amazônica

O nível do Rio Negro atingiu 12,11 metros nesta quarta-feira (9) na orla de Manaus, registrando a menor profundidade desde 1902, há 122 anos. A seca, que já atinge níveis históricos, pode se agravar, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), responsável pelo monitoramento das vazantes e cheias no Amazonas.

Embora as chuvas tenham começado a aparecer em algumas áreas da Bacia do Amazonas, como em Tabatinga (AM), o volume ainda é insuficiente para reverter a descida dos rios de maneira significativa, segundo Artur Matos, coordenador nacional dos Sistemas de Alerta Hidrológico.

Matos também observa que, embora a taxa de descida do Rio Negro tenha desacelerado – passando de 25 cm por dia para 12 cm diários – o nível ainda deve continuar caindo nas próximas semanas.

No Rio Solimões, que influencia diretamente o comportamento do Rio Negro em Manaus, a situação também é preocupante. Na estação de Tabatinga (AM), o rio está baixando cerca de 8 cm por dia, enquanto em Fonte Boa (AM) e Itapéua (AM) as quedas registradas são de 2 cm diários, com mínimas históricas de 7,19 metros e -29 cm, respectivamente.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *