Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Dia a Dia

Presos do CDPM aprendem sobre musicalidade em “Projeto Harmonizar”

A Umanizzare elaborou um calendário para que o “Projeto Harmonizar” contemple todas as unidades.

Da redação

Reeducandos do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), apreenderam nesta quinta-feira (16), tudo sobre musicalidade, dentro do Projeto Harmonizar. O projeto é desenvolvido pela cogestora em seis unidades prisionais do Amazonas, a Umanizzare Gestão Prisional.

De acordo com o professor de música, Miqueias Fernandes, o projeto de música dentro nas unidades prisionais tem o objetivo de estimular a memória, a concentração e a criatividade dos reeducandos por meio de uma linguagem artístico-musical.

“Os reeducandos recebem instrumentos como violão e microfones para as aulas de canto. Este ano, temos um desafio ainda maior, porque serão os reeducandos que irão escolher o ritmo que querem aprender. Músicas evangélicas e religiosas ou MPB são algumas opções disponíveis”, explica o professor

De acordo com a psicóloga da unidade, Flávia Bueno, a música exerce papel primordial na socialização, pois além de reforçar laços e vínculos afetivos, também estimula a memória e a criatividade dos apenados.

“As aulas são uma ruptura com a rotina de reclusão que eles vivem, pois há a necessidade de se expor socialmente, trocar impressões, atuar em grupo. Além de aprenderem a tocar instrumentos e a usarem a própria voz como meio de expressão, os reeducandos conhecem os diversos ritmos musicais de diferentes épocas”, disse a psicóloga.

Cronograma de aulas

A Umanizzare elaborou um calendário para que o “Projeto Harmonizar” contemple todas as unidades. Atualmente, 17 internos da Enfermaria Psiquiátrica do anexo do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM) serão os primeiros contemplados.  As aulas serão de canto no ritmo de bolero e começam já na segunda-feira. A responsável pelo projeto é a psicóloga do CDPM, Flávia Bueno e o professor Miquéias Fernandes.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove − oito =