Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manchete

Memorando de cooperação reforça apoio para a aviação civil brasileira

O acordo entre os setores público e privado vai levantar interesses em comum e promover melhorias para o segmento aéreo.

Da redação 

Nesta segunda-feira (17), em Fortaleza (CE), os representantes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) assinaram o Memorando de Entendimentos para Cooperação em Aviação Civil.

O documento constitui uma declaração de intenções mútuas e reflete a preocupação dos órgãos com o setor de aviação civil, considerado vetor de integração nacional e promoção do desenvolvimento econômico e social do país. O ato ocorreu antes da abertura do 4º Fórum Mundial sobre Aviação Civil promovido pela Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) – ICAO World Aviation Forum – na capital cearense.

Com a assinatura do Memorando, será criada uma relação entre autoridades governamentais e a iniciativa privada para, em cooperação, superar os desafios de maneira sustentável, segura, inclusiva e competitiva para o setor aéreo. O documento permanecerá em vigor por cinco anos e poderá ser prorrogado pelos interessados por igual período.

As partes poderão pensar em áreas de interesse em comum e promover melhorias, por meio de grupos de trabalho, para a segurança operacional, análise de dados e comparativos regionais, competitividade e precificação de combustíveis alternativos e sustentáveis, avaliação de emissões de gases, treinamento e formação, bem como apoio aos eventos relacionados ao setor de aviação civil. 

Assinaram o Memorando de Entendimentos para Cooperação em Aviação Civil, o ministro do MTPA, Valter Casimiro; o diretor presidente da ANAC, José Ricardo Botelho; o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, o diretor executivo da ALTA, Luis Felipe de Oliveira e o Diretor de Operações das Américas da IATA, Dany Oliveira.

ICAO WORLD AVIATION FORUM – O evento será realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. De acordo com o órgão internacional, o Fórum anual é dirigido a funcionários que atuam no governo e são responsáveis pela aviação, transporte e infraestrutura, finanças, economia e turismo, além de parceiros do setor industrial e financeiro. 

Com o tema Promoção do Investimento para o Desenvolvimento da Aviação, o Fórum visa promover um ambiente propício para discutir assuntos pertinentes ao setor aéreo, especialmente para o desenvolvimento e modernização da infraestrutura da aviação de qualidade.

Clique aqui para o memorando de cooperação e discurso do ministro

 

Foto: Alberto Ruy

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove + nove =