Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Manchete

Manaus FC aprova novo formato de disputa do Campeonato Amazonense

Os quatro melhores colocados ao fim de cada turno avançam à semifinal, que será definida em jogo único, assim como a decisão,  onde os dois melhores jogam com a vantagem do empate.

Da Redação 

 

O presidente do Manaus FC, Giovanni Silva, aprovou a mudança no formato de disputa para o Campeonato Amazonense da próxima temporada, proposta ontem (10) na primeira reunião do Conselho Arbitral para discutir a competição de 2019, realizada na sede da Federação Amazonense de Futebol (FAF). O Gavião do Norte foi um dos cinco clubes que votou favorável a alteração.

“Durante a reunião, o presidente da FAF consultou o TJD-AM para saber se haveria problema em mudar a forma de disputa, já que o Estatuto do Torcedor diz que um campeonato deve ter o mesmo formato por, no mínimo, dois anos consecutivos. Como esse foi atípico, por conta da Copa do Mundo, o que nos obrigou a realizar uma competição de tiro curto, ele não viu empecilhos e garantiu a legalidade da mudança. Nós votamos a favor de um novo formato de disputa, parecido com o dos anos anteriores, mas com algumas alterações”, explicou Silva, que compareceu a reunião ao lado do diretor de futebol do Manaus FC, Rodrigo Novaes.

De acordo com o presidente do Gavião, o formato aprovado terá dois turnos em que todos duelam contra todos. Os quatro melhores colocados ao fim de cada turno avançam à semifinal – que será definida em jogo único, assim como a decisão –, onde os dois melhores jogam com a vantagem do empate. Os campeões de cada turno garantem participação na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020 e disputarão a finalíssima do Amazonense em duas partidas (se o campeão dos dois turnos for a mesma equipe, esta fase não será disputada).

“Caso uma dessas equipes ou as duas sejam do interior, independentemente de quem tiver feito a melhor campanha no geral, o segundo jogo da decisão obrigatoriamente será realizado em Manaus. Por fim, o campeão fica com a vaga direta na Copa Verde e o vice disputará a repescagem da competição”, pontuou o dirigente.

Indefinido

A mudança de formato foi a mais significativa alteração aprovada pelos clubes na reunião de ontem. Durante o encontro, foi debatido também a possibilidade de extinguir o descenso e, por consequência, acabar com a Série B do Campeonato Amazonense a partir de 2019, proposição rechaçada pelo Manaus FC, que já se posicionou contrário a tal ideia. Outra discussão em aberto é a data para o início do Estadual, ponto em que não houve consenso, mas que será colocado em votação três opções: 21 de janeiro, 26 de janeiro ou 2 de fevereiro.

Os últimos detalhes para o Campeonato Amazonense 2019 será definido na próxima reunião do Conselho Arbitral, que será realizada na terça-feira (13), na sede da FAF, às 15h.

Foto: Divulgação

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *