Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Eleições 2022

Lula quer ir a Argentina, EUA, Europa e China antes da posse

A intenção manifesta de Lula é aproveitar o interesse mundial pela sua vitória para, nas suas palavras, “reinserir o Brasil no mundo”.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja viajar para Argentina, Estados Unidos, Europa e China ainda antes de tomar posse, em 1º de janeiro de 2023. A iniciativa começou a ser articulada nesta 2ª feira (31.out.2022), o 1º dia depois da eleição. Existe ainda a possibilidade de o presidente eleito aproveitar a visita à Europa para participar rapidamente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27), no Egito, que será realizada de 6 a 18 de novembro, no Egito.

A intenção manifesta de Lula é aproveitar o interesse mundial pela sua vitória para, nas suas palavras, “reinserir o Brasil no mundo”. A imagem ruim do Brasil no exterior foi um dos pontos mais atacados por Lula na campanha e se tornou quase um consenso negativo entre diplomatas.

O convite para ir à Argentina foi feito nesta 2ª feira no encontro em São Paulo com o presidente Alberto Fernández, enquanto a possibilidade de ir aos Estados Unidos já estava planejada pela administração de Joe Biden. É uma coincidência. Em dezembro de 2002, Lula visitou a Casa Branca ainda como presidente eleito, quando anunciou que Antonio Palocci seria o seu ministro da Fazenda, e Marina Silva, do Meio Ambiente. Foi na embaixada brasileira em Washington que Lula convidou Henrique Meirelles para ser o presidente do Banco Central.

Assista ao vídeo do encontro de Lula e Fernández (33seg):

 

 

O roteiro de viagens ainda depende da agenda dos chefes de Estado dos países envolvidos e confirma repetidas declarações de Lula de priorizar as relações internacionais. Mesmo que não consiga completar o circuito antes da posse, Lula quer visitar esses parceiros prioritários o quanto antes. Ele também quer que sua assessoria confirme a intenção de participar do Fórum Econômico de Davos, a ser realizado de 16 a 20 de janeiro de 2023, na Suíça.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 3 =