Ex-secretário do Amazonas diz que Estado recebeu respiradores veterinários do Governo federal

Ex-secretário do Amazonas diz que Estado recebeu respiradores veterinários do Governo federal

 

 

 

 

O ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou durante a CPI da Pandemia que, o Ministério da Saúde chegou a enviar respiradores de uso veterinário para o Estado.

De acordo com ele, ainda na gestão do ex-ministro da Saúde Luís Henrique Mandetta, o Estado requisitou respiradores ao Governo federal, que enviou cerca de 80 respiradores e, desses, 10 eram de uso veterinário. “Foi feita a devolução”, afirmou Campêlo.

Senadores da CPI da Pandemia ouvem, nesta terça-feira, o depoimento do ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo. O objetivo, ao ouvir esta testemunha, é apurar as responsabilidades do Governo federal na crise sanitária que deixou o Estado sem oxigênio no auge da segunda onda de covid-19, no início do ano. O ministro Nunes Marques, do STF, decidiu na segunda suspender a decisão da CPI da Pandemia que quebrou o sigilo telefônico e telemático do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco e de Helio Angotti, secretário de Ciência e Tecnologia do ministério. A Prefeitura de São Paulo recomendou fracionar a vacinação de pessoas entre 59 e 50 anos, para evitar aglomeração nos postos de saúde.

 

 

Conteúdo El País

Foto: Divulgação