Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manchete

Dia Mundial da Filosofia 2018 acontece sábado (17) em Manaus

Nova Acrópole e UNESCO celebram a data com atividades gratuitas em todo País.

Da Redação 

 

A Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. Em Manaus, as atividades comemorativas ao Dia Mundial da Filosofia serão gratuitas, no dia 17/11, a partir das 18h, na sede da instituição, com palestra, café filosófico e apresentações artísticas.

A data, instituída pela UNESCO em 2005, é celebrada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.

Neste ano, o tema escolhido por Nova Acrópole é “Filosofia e Humanismo: Por que devemos acreditar na humanidade?”. O objetivo é mostrar como a filosofia pode contribuir para a transformação da sociedade.

Para além dos condicionantes sociais e econômicos, o que faz uma pessoa superar dificuldades para descobrir a cura de doenças, viajar ao espaço, ajudar na felicidade dos demais? A Filosofia sempre tentou descobrir o porquê disso.

“A cultura contemporânea enfatiza os prazeres instantâneos e superficiais, sem olhar para a necessidade de ideais de vida, que sempre esteve dentro do ser humano. É dessa forma que acabamos afastando o ser humano do desenvolvimento do entendimento, amor e
sabedoria; e é neste contexto que a bondade no cotidiano se perde a ponto de se tornar
exceção e motivo de notícia”, explica a diretora da Nova Acrópole Manaus, Carina Maia.

Com quatro horas de programação gratuita, o Dia Mundial da Filosofia 2018 inicia às 18h com um café filosófico, que propõe uma conversa sobre o tema “Por que devemos acreditar na Humanidade”, resgatando um pouco das ideias humanistas e fazendo a conexão desses conceitos com a realidade dos dias atuais.

Na sequência, a programação contará ainda com as apresentações artísticas de voz e violão, declamação de poesia, entre outros, às 19h30, preparadas pelos voluntários de Nova Acrópole para o evento.

Às 20h, haverá a palestra magna com o tema “Filosofia e Humanisno”, que abordará os aspectos do humanismo na construção de um indivíduo forte, condutor do seu próprio destino, senhor de si mesmo, a partir da vontade, amor e inteligência em ação.

Concurso Nacional de Vídeos

Como parte das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole promoveu o concurso nacional de vídeos “Por que devemos acreditar na humanidade?”. Em um momento de muitas turbulências, existem inúmeros exemplos de generosidade, engenhosidade e bondade que

necessitam ser destacados para valorizar e reforçar a beleza da experiência humana.

Os melhores vídeos serão exibidos nas celebrações do Dia Mundial da Filosofia de 2018 e o vencedor será contemplado com equipamento amador para filmagens no valor de R$ 1 mil (mil reais). Os candidatos tiveram até o dia 30 de outubro para se inscrever pelo site www.diamundialdafilosofia.com.br.

SERVIÇO

Dia Mundial da Filosofia2018

“Filosofia e Humanismo: Por que devemos acreditar na humanidade?”

Data: 17/11 – sábado

18h – Café Filosófico: Por que devemos acreditar na Humanidade?

19h30 – Apresentações artísticas

20h – Palestra Magna: Filosofia e Humanismo

Local: Nova Acrópole Manaus (R. Teresina, nº 75, Adrianópolis – rua do restaurante Banzeiro)

Quanto: Gratuito

Mais informações: www.diamundialdafilosofia.com.br ou pelo telefone 92 99451-0268

Sobre Nova Acrópole:

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira prática, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor.

Com o propósito de promover a reflexão e o crescimento do ser humano, Nova Acrópole celebra, desde 2005, o Dia Mundial da Filosofia com seminários, apresentações artísticas e exposições em eventos por todo o Brasil.

Sobre a UNESCO:

Criada em 1945, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha para construir a paz entre os povos, por meio de ações em educação, ciências, cultura e comunicação.

No Brasil, a UNESCO atua em projetos para melhorar a qualidade da educação, erradicar a pobreza, promover o respeito aos direitos humanos, dar acesso à cultura e ao esporte, garantir direitos fundamentais e promover a cultura de paz. A UNESCO trabalha por meio de cooperação técnica, em parceria com os três níveis de governo – federal, estaduais e municipais, a sociedade civil, as organizações não governamentais, as universidades e o setor privado.

A UNESCO tem convicção no poder da educação, da cultura e da ciência, como instrumentos que podem contribuir para a humanização das pessoas e para a construção de uma convivência respeitosa e pacífica, que nos permita avançar sempre na direção de uma vida melhor para todos.

Foto: Divulgação

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − um =