Deputado ingressará com denúncia no MP contra suspensão de cirurgias no Francisca Mendes

Deputado ingressará com denúncia no MP contra suspensão de cirurgias no Francisca Mendes

Da redação 

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) afirmou nesta quarta-feira, 19, que irá ingressar com uma ação contra o Governo do Amazonas no Ministério Público do Estado (MPE-AM) para denunciar a suspensão de cirurgias eletivas no Hospital Fundação do Coração Francisca Mendes, localizado na Cidade Nova.

A denúncia do parlamentar acontece após pacientes relatarem que a unidade hospitalar, considerada referência em cirurgias do coração na região Norte, não está realizando os procedimentos cirúrgicos por falta de materiais OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais).

Para Wilker, a demora pela realização das cirurgias e o atendimento precário aos pacientes é grave e está custando vidas do povo amazonense.

“Recebi denúncias que o cancelamento de cirurgias no Francisca Mendes por falta de materiais OPME é recorrente. Não estou falando que está 100% suspensas, mas não adianta fazer cinco ou seis procedimentos por semana e cancelar a mesma quantidade. Estamos falando de vidas, o coração não espera. Por isso, irei denunciar ao MP esse descaso do Governo com seu povo”, afirmou Wilker.

No dia 15 de julho, os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde fizeram uma inspeção no Hospital Fundação do Coração Francisca Mendes, na Zona Norte de Manaus, e constataram graves irregularidades no local, desde a falta de materiais OPME para procedimentos cirúrgicos até ausência de profissionais especializados. Na ocasião, Wilker relatou que a unidade de saúde funciona com apenas 25% da sua capacidade.