O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou, na sexta-feira (31), a candidatura dos teatros da Amazônia – o Teatro Amazonas, em Manaus, e o Theatro da Paz, em Belém – à Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
A proposta, elaborada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), será avaliada pelo Comitê do Patrimônio Mundial, composto por 23 países. A candidatura busca o reconhecimento do valor universal excepcional, autenticidade e integridade do conjunto arquitetônico.
Um dossiê preparado por um grupo técnico, formado pelo Iphan, Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Secretaria de Cultura do Pará e secretarias de cultura dos municípios de Belém e Manaus detalha a importância histórica e cultural dos teatros.
O documento será analisado a partir de critérios que demonstram o valor universal excepcional do bem cultural seriado, sua autenticidade e integridade. A oficialização da candidatura marca um passo importante no processo de reconhecimento internacional.
A oficialização é vista como um marco na valorização do Patrimônio Histórico da Amazônia. Elizabeth Cantanhede, diretora do Teatro Amazonas, ressalta a importância do teatro para a sociedade amazonense.

Envie seu comentário