Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Veículos e motores

Scudo amplia linha de veículos comerciais da Fiat

Modelo é oferecido em três versões, sendo uma delas 100% elétrica
Fotos: Sérgio Dias

O ano está terminando e é possível afirmar que o Em Pauta Online trouxe para o leitor muitas novidades da indústria automotiva com avaliações de diversos veículos, como hatchs, sedans, SUVs e picapes. Voltamos a fazer avaliações de motocicletas e a novidade da semana foi a avaliação do Fiat Scudo, primeiro furgão médio comercial a passar pela nossa garagem.

Com o Scudo oferecido em três versões, a Fiat amplia seu portfólio de veículos comerciais, que já contava com os modelos Fiorino e Ducato. O modelo é prático e versátil, já que pessoas habilitadas com a habilitação de categoria B também podem conduzir o veículo.

O Fiat Scudo é montado no Uruguai e é possível que você tenha uma sensação de “déjà vu”, expressão da língua francesa que significa “já visto”, ao ver o furgão: Citroën Jumpy e Peugeot Expert compartilham a mesma estrutura do Fiat Scudo.

O modelo é equipado com o motor 1.5l turbo diesel de 120 cavalos de potência e torque de 300 Nm. Seu câmbio é manual de seis velocidades, a capacidade do tanque é de 69 litros e o modelo tem autonomia média de 800 quilômetros. 

De acordo com a legislação vigente, conta com tanquinho para AdBlue, mistura de água e uréia, equivalente ao Arla 32, para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.

O Fiat Scudo traz uma gama de versões e possibilidades de transformações capaz de satisfazer as exigências tanto dos trabalhadores independentes como dos gestores de frotas, com soluções e experiências que garantam a continuidade do negócio. A versão avaliada, por exemplo, é transformada para atender o segmento de hortifruti.

Seu painel tem a alavanca do câmbio incorporada e controles bem-posicionados para fácil alcance pelo motorista. O quadro de instrumentos digital de 3,5” conta com computador de bordo. Para completar, diversos porta-objetos são espalhados pela cabine em locais estratégicos, como abaixo do banco dos passageiros. Ao todo, são quase 42 litros de capacidade.

O Fiat Scudo possui 1,94 m de altura, perfeitamente adequado para todos os fins, garantindo a agilidade necessária no ambiente urbano e passagem sem problemas de altura mesmo em espaços mais apertados, indo a lugares em que veículos maiores não conseguem acessar. 

Combinado com um comprimento de 5,3 m e com volume de 6,1 m³, a capacidade de carga é de até 1,5 tonelada, sendo possível transportar itens de até 2,8 metros de comprimento. Para completar, a porta traseira bipartida possui abertura de 180 graus e a da lateral é deslizante, sendo adaptadas para o carregamento com empilhadeira, o que torna ainda mais fácil o momento de carga e descarga.

O Fiat Scudo possui uma ampla lista de itens de série, é equipado com rodas de aço de 16″ 215/65, ABS, três airbags (para motorista e passageiros), controle eletrônico de estabilidade, assistência em subidas, faróis de neblina dianteiros, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e faróis em halogênio com DRL. 

O modelo traz ainda ar-condicionado, fecho centralizado das portas, parede divisória separando cabine do vão de carga, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com one touch, ajustes de altura e profundidade do volante, ajuste de assento ergonômico para altura, apoio lombar e de braço, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e tomada 12v no compartimento de carga.

Mais sobre as três versões do Fiat Scudo 

Cargo

Ideal para transportar cargas, já que oferece espaço e não há compartimentos de vidros nas laterais, ou seja, os itens armazenados no compartimento não ficam visíveis. 

É a melhor escolha para quem deseja utilizar o veículo como ambulância, pet shop móvel, hortifruti, oficina móvel, posto de serviço sobre rodas, loja e muito mais.

Multi

Destinada às transformações e conta com disposição para fiação elétrica, dispensando cortes na lataria. Assim, além de ser um furgão envidraçado, tem vocação para ser transformado conforme as necessidades dos clientes. 

Ele sai de fábrica homologado como veículo de carga, mas pode ser adaptado também para o transporte de pessoas. A configuração family car, com oito lugares, é ideal para quem tem família grande, pois conta com revestimento interno de alto padrão, bancos reclináveis, ar-condicionado para todos os ocupantes e 850 litros de porta-malas. 

e-Scudo

Utilitário 100% elétrico, tem autonomia de até 330 quilômetros e é equipado com motor com 136 cavalos de potência e 260 Nm de torque imediato.

A versão não emite CO2, ruídos e vibrações, promovendo uma condução suave e sem choques com torque disponível instantaneamente. 

O e-Scudo é importado da França e vem equipado com um e-seletor de modo de condução, que oferece três opções: Normal, para o melhor compromisso entre autonomia e desempenho; Eco, para otimizar o consumo de energia; e Sport, para priorizar o desempenho com potência e torque máximos.

 

Texto: Sérgio Dias

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *