Rio registra menor número de internações por covid em UTIs no ano

Rio registra menor número de internações por covid em UTIs no ano

O número de internações em leitos de UTI para tratamento da covid-19 em hospitais do estado do Rio de Janeiro é o menor desde novembro do ano passado. Segundo a secretaria estadual de Saúde, na última terça-feira, 14 de setembro, a Central Estadual de Regulação registrou 36 solicitações em toda a rede do SUS.

O número é o menor desde o dia 13 de novembro de 2020, quando 34 vagas foram demandadas pelas unidades de saúde.

Para o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe, esse quadro reflete o avanço da vacinação contra a covid-19 em todo o estado. Entre os dias 13 de agosto e 13 de setembro, os 92 municípios fluminenses aplicaram 3.142.348 doses do imunizante. Com isso, o Rio alcançou 82% da população acima de 18 anos com a primeira dose e 43% totalmente imunizada contra a doença.

Os dados são baseados nas informações do painel de vacinação da covid-19, do Ministério da Saúde.

Chieppe enfatizou que o avanço da vacinação também tem sido determinante para que a variante Delta não apresente resultados significativos em internações e mortes.

De acordo com informações do Laboratório Nacional de Computação Científica, responsável pelo sequenciamento genômico do coronavírus, a Delta tem grande circulação no estado e é predominante na capital, onde, segundo a secretaria municipal de Saúde,  93,8% da população acima de 12 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 54,8% estão com a imunização completa.