Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Dia a Dia

Prefeito David Almeida entrega Unidade de Saúde da Família no Colônia Terra Nova

Essa é a 34ª USF deste porte entregue pela atual gestão municipal, reduzindo assim o vazio assistencial existente na capital amazonense, como destacou o prefeito David Almeida.
Fotos – Dhyeizo Lemos e Antonio Pereira / Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou a Unidade de Saúde da Família (USF) N-49, na tarde desta quarta-feira, 4/1, após obras de revitalização. Gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está localizada na esquina entre a rua Campo Grande e alameda Rio Negro, na comunidade Rio Piorini, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, e irá beneficiar cerca de 4 mil famílias que são atendidas na região.

Essa é a 34ª USF deste porte entregue pela atual gestão municipal, reduzindo assim o vazio assistencial existente na capital amazonense, como destacou o prefeito David Almeida.

“Essas unidades vão se juntar as nossas outras 15 de porte 4 que estão sendo construídas. São unidades de 1.200 metros quadrados. Com isso, nós vamos unir aquelas unidades e equipes das casinhas da família de 32 metros quadrados e aumentar a cobertura. A saúde de Manaus que já está bem avaliada pelo Ministério da Saúde como a melhor do Brasil em atendimento, de acordo com índices do Previne Brasil. Com essas novas estruturas que entregamos, nós vamos conseguir nos manter e, acima de tudo, ampliar os nossos índices na saúde para que Manaus possa continuar sendo reconhecida com a melhor equipe do Brasil em saúde básica”, enfatizou Almeida.

O local passou por adequação das estruturas internas e externas, serviços de manutenção e jardinagem, e ainda recebeu novos equipamentos, além de mobiliário, cobertura e pintura. As obras de revitalização foram viabilizadas por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

A USF N-49 é uma unidade de porte IB, de 132 metros quadrados, que oferta atendimento médico, de enfermagem, farmacêutico e odontológico. Os serviços e ações de saúde são ofertados por meio de uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), formada por médico, enfermeiro, cirurgião-dentista, assistente de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Titular da Semsa, Shádia Fraxe disse estar honrada por estar participando da transformação da saúde básica de Manaus, visto que o cronograma de revitalização está sendo cumprido, o que garante uma melhor qualidade dos serviços ofertados à população.

“Tínhamos unidades na cidade de Manaus que estavam há mais de 20 anos sem sofrer uma reforma. Nós tivemos o nosso cronograma de revitalizações um pouco atrasado por conta da pandemia, e, agora, como a vacinação avançou e a pandemia está controlada, conseguimos avançar nesse planejamento. O prefeito David Almeida tem o objetivo de entregar uma unidade porte 4 por mês. Fora isso, ainda temos as reformas dessas Unidades da Família. Hoje, essas unidades já podem atender as famílias da região. Pode-se tirar pontos, fazer curativo, aplicar vacinas. Tudo isso é muito importante para que possamos entregar um serviço qualificado à população da cidade de Manaus”, afirmou a secretária.

Atendimento

 A população poderá buscar a unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para realizar consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo e de material para exame laboratorial, retirada de pontos, realização de curativos, dispensação de medicamentos, aplicação de vacinas do calendário básico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, entre outros.

De acordo com o planejamento do município, todas as 68 unidades de pequeno porte, integrantes da rede de saúde, serão revitalizadas e adequadas para garantir aos usuários do sistema público de saúde melhor acolhimento e mais conforto e segurança.

Com informações da assessoria 

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *