O cientista político Carlos Santiago aponta que obras e bons projetos explicam favoritismo do Prefeito de Tefé (a 522 quilômetros de Manaus), Nicson Marreira (União Brasil).
O favoritismo de Nicson Marreria cresceu 86,18% em quatro meses. A informação foi confirmada pela pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião em dados levantados entre fevereiro e junho deste ano.
Ao Portal Em Pauta Online (EPO), o cientista político explicou que o Brasil teve em 2020 uma retomada da onda governista do continuísmo, que refletiu no resultado das eleições municipais daquele ano.
“Inclusive mais de 64% dos prefeitos foram reeleitos e isso continuou nas eleições de 2022. Em que 18 dos 20 candidatos à reeleição para o cargo de governador foram reeleitos”, disse o cientista político.
Carlos Santiago afirma que em todas as pesquisas realizadas recentemente, nas cidades do interior do Amazonas e na capital, a onda governista continua muito forte, e a aprovação alta dos administradores municipais e também indicadores eleitorais fortes a candidaturas apoiadas pelas atuais administrações.
“A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) contribuiu muito para isto, mostrou para o eleitor que o mais importante que mudar o administrador é assegurar administração pública”, afirmou Santiago.
O especialista relata que pessoas que já têm experiência, ou estejam próximas dos administradores, dos prefeitos, de 2000 até hoje, houve inúmeros investimentos e benefícios financeiros para a população dos municípios.
“Aumento do bolsa família, do auxílio estadual e outros. Também inúmeras obras estão sendo realizadas nos municípios, contribui muito para aprovação dos atuais prefeitos, e também crescente favoritismo, aos indicados pelos administradores para eleição de 2024”, acrescentou o especialista.
Pesquisa
Em pesquisa realizada em fevereiro deste ano, 36,2% dos entrevistados aprovam a gestão do atual prefeito de Tefé, confirmando a administração como ótima. 20% classificava a gestão do atual prefeito como boa.
A aprovação da gestão do atual prefeito em junho foi de 67,4%. Elevando a preferência do eleitorado para o atual prefeito em 86,18%.
Escolha do eleitor
Dados sobre pesquisa espontânea, 24,4% escolheram o nome de Nicson Marreira. Um total de 5,6% optou por Normando Bessa. Quanto aos dados da pesquisa estimulada, 47,4% escolheram Nicson Marreira. Um total de 24,8% lembrou de Normando Bessa.
Em junho, nova pesquisa foi realizada mostrando que 67,4% dos entrevistados aprovaram a gestão do prefeito Nicson Marreira.
Em relação a preferência do eleitor para o pleito de 2024, dados espontâneos mostram que 32,9% querem Nicson Marreira na gestão. Outros 5% lembraram de Normando Bessa. O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) é lembrado por 2,9% dos eleitores.
Os dados de votos estimulados mostram que 51,7% preferem Nicson Marreira. Um total de 21,9% escolheram Carlinhos Bessa e 6% Normando Bessa.
Foto: Divulgação/Reprodução-Prefeitura de Tefé

Envie seu comentário