Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manaus,

Dia a Dia

MPAM e Secretaria de Justiça do AM unem esforços para mapear e amparar a população em situação de rua

Em fase de planejamento, Acordo de Cooperação Técnica entre as Instituições visa o levantamento de dados para garantir acesso aos direitos fundamentais da população em situação de rua
capasejuscmpam1_e1419
Divulgação

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão (CAO-PDC), realizou uma reunião no último dia 27/02 com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) para apresentar uma proposta de Acordo de Cooperação Técnica (ACP) em benefício das pessoas em situação de rua. Essa iniciativa será embasada a partir de um levantamento de dados para o mapeamento tanto na capital quanto no interior do estado.

Na ocasião, a Procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, coordenadora do CAO-PDC, destacou que o objetivo desta iniciativa de cooperação entre os órgãos é garantir que essas pessoas tenham acesso a direitos básicos, através de assistência social e ações.

“Várias ideias foram levantadas sobre o tema, uma delas é que o Ministério Público poderá informar através de seus canais de atendimento todos os serviços disponíveis pelo estado destinados a essas pessoas, de forma que possa dar mais visibilidade. Então, daqui pra frente iniciou-se uma parceria que se pode pensar em termos de convênio para futuras ações”, afirmou a Procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira.

No processo de formalização da parceria com o MPAM no mapeamento, a Secretária Titular da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJUSC), Jussara Pedrosa Celestino da Costa, demonstrou interesse em reativar oito conselhos estaduais relacionados à segurança pública. Esses conselhos incluem o Conselho Estadual de Direitos Humanos e o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas. Além disso, foi proposta a realização de um mapeamento detalhado da rede de proteção à pessoa em situação de rua, com o objetivo de disponibilizar essas informações na página do MPAM.

 

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *