Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Bastidores

MP investiga possível atraso de salário de servidores públicos de Atalaia do Norte

Vencimentos seriam referentes ao mês de setembro deste ano
Foto: Reprodução/Google

Em Atalaia do Norte, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou, na terça-feira (13/10), a Notícia de Fato nº 252.2026.000062 para investigar possível atraso no pagamento dos salários dos servidores públicos municipais, referentes ao mês de setembro de 2026.

Após receber denúncias de trabalhadores, o MPAM fez os seguintes questionamentos ao Executivo: se, de fato, os salários estão atrasados; quais categorias de servidores foram afetadas; quantos trabalhadores ainda não receberam; o valor total dos pagamentos pendentes; e quais foram as causas do possível atraso.

De acordo com o MP, caso confirmado, o atraso no pagamento dos vencimentos pode comprometer a segurança financeira dos servidores e representar violação a direitos constitucionalmente protegidos, além de indicar possíveis deficiências no planejamento orçamentário e financeiro da municipalidade.

Responsável pela apuração, o promotor de Justiça Miguel Ângelo da Silva Ribeiro afirmou que o MP aguarda a resposta da prefeitura para aprofundar as investigações.

O MP solicitou à Prefeitura de Atalaia do Norte, no prazo de cinco dias úteis, informações e documentos sobre o pagamento dos salários dos servidores municipais referentes a setembro de 2026. A gestão deverá informar se os vencimentos foram pagos integralmente e as datas dos depósitos, identificando, caso existam pendências, as categorias funcionais afetadas, a quantidade de servidores prejudicados e os valores em aberto.

Além disso, foram requisitadas informações sobre as possíveis causas administrativas, orçamentárias ou financeiras do atraso, acompanhadas de documentos comprobatórios, além da folha de pagamento de setembro e dos respectivos comprovantes bancários.

A prefeitura ainda deverá indicar a data legalmente prevista para o pagamento dos salários, com a legislação correspondente, e apresentar um cronograma para a quitação dos valores pendentes, informando as providências adotadas para regularizar a situação.

Texto: Karla Ximenes

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *