Postulante a Miss Universo, jornalista amazonense eleita mulher mais bonita do Brasil adota a Amazônia como causa.
Da Redação
Recém empossada embaixadora da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a Miss Brasil Be Emotion e amazonense Mayra Dias viajou na última segunda-feira (17) até a comunidade Tumbira (Iranduba-AM), a 74 km de Manaus, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, para conhecer e interagir com jovens ribeirinhos atendidos pela organização.
A ação faz parte de uma série de agendas voltadas à sustentabilidade adotadas pela Miss, que disputa em novembro o posto de Miss Universo em Bangkok, na Tailândia.
Mayra, nascida no município de Itacoatiara, foi recebida por 20 jovens estudantes da comunidade, além de indígenas da etnia Kambeba, que vieram da aldeia Três Unidos para conhecê-la. As alunas estavam com trajes e pinturas tradicionais, e com presentes, convidaram a Miss para fazer parte do projeto. que busca formar jovens moradores de Unidades de Conservação (UC) para retratar a própria realidade por meio da educomunicação.
“Fiquei honrada com o convite. O jornalismo foi uma ferramenta que me deu a vivência e experiência necessárias para que eu tivesse uma maior desenvoltura quanto à voz e postura. Esse aprendizado que eles estão tendo de educomunicação vai ser fundamental para que possam contar suas histórias e mostrar a Amazônia para o mundo”, afirmou Mayra.
Os estudantes tiveram a oportunidade de participar uma oficina de assessoria de imprensa com Mayra, onde elaboraram perguntas acerca da vida da Miss na Amazônia, sua experiência como aluna universitária e profissional de jornalismo e os sonhos que a amazonense tem para o futuro. O gerente do Programa de Educação e Saúde (PES) da FAS, Anderson Mattos, aponta que a visita da Miss entrega aos Repórteres da Floresta uma nova perspectiva.
“Ouvir a Miss Brasil é uma oportunidade única que eles terão nessa jornada de repórteres em suas comunidades. Através disso, poderão produzir e disseminar tudo o que ouviram e o processo de contar histórias com o próprio olhar deles das comunidades onde vivem e estudam, assim, só se aprimora”, aponta.
Ação pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU
Junto com os estudantes, Mayra também participou de uma oficina de facilitação sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, compromissos assinados por 193 países com metas para erradicação da pobreza, melhoria da educação, saúde e outros até 2030. Durante a ação, a Miss fez questão de ouvir e discutir com os estudantes sobre os sonhos e ideais para uma vida melhor na comunidade.
“Os sonhos e as ideias fazem parte de transformarmos a realidade começando por agora. Muito legal saber que aqui eles já pensam em um futuro sustentável, e isso é algo que precisamos compartilhar para o mundo”, enfatizou Mayra.
Em grupos, os estudantes apresentaram ideias com o tema “Como queremos as comunidades em 2030?”, o que serviu de base para a construção de uma carta assinada pelos 20 estudantes. A estudante Odenilze Ramos, 19, participante do projeto Repórteres da Floresta, leu e entregou o documento à Mayra, que deve ser entregue a lideranças globais em sustentabilidade durante a semana do clima em Nova York, semana que vem.
“Nós jovens sabemos que podemos construir um futuro próspero e a presença da Miss Brasil por aqui mostra que podemos chegar muito longe”, comentou Odenilze.
Ao final da programação, os estudantes acompanharam Mayra Dias no plantio de uma muda de açaí, na margem da comunidade Tumbira, simbolizando tudo o que foi construído ao longo da oficina.
Fotos: Bruno Kelly/FAS
Envie seu comentário