Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Eleições 2022

Lula aciona TSE e suspende divulgação de pesquisa que favorece Bolsonaro

A pesquisa favorece o candidato a reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL)
Foto: Divulgação

A Coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato à presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando a suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MG-09198/2022, contratada pelo Banco Modal S.A. e divulgada em 19 de agosto de 2022. 

A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira, 30, no mural do TSE. O documento tem como relator o ministro Raul Araújo.

O relator disse que o documento trata-se de representação, com pedido de liminar, ajuizada por Coligação Brasil da Esperança em desfavor de Futura Consultoria e Assessoria Ltda. 

“Foi veiculado pela imprensa, no dia 23 de agosto de 2022, nos sites ‘O Antagonista’ (https://oantagonista.uol.com.br) e ‘Metrópoles’ (https://www.metropoles.com), o resultado da pesquisa eleitoral realizada pela empresa representada, onde apontou com grande disparidade dos demais levantamentos realizados no mesmo estado por outros institutos de pesquisa, que o cenário político-eleitoral no Estado de Minas Gerais aponta Jair Bolsonaro à frente de Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial”, relatou o ministro.

O ministro Raul Araújo destacou ,ainda, que as matérias jornalísticas, relataram que a pesquisa teria ouvido 1.200 eleitores em 323 municípios do Estado de Minas Gerais, entre os dias 16 e 19 de agosto de 2022.

“O registro feito pela representada no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), no site do Tribunal Superior Eleitoral, todavia, traz expressamente a informação de que os dados coletados serão para os cargos de governador e senador, sem a previsão para a pesquisa ao cargo de presidente da República, o que consubstancia vício insanável”, discorreu o relator no documento.

O relator acrescentou que a Coligação Brasil da Esperança pleiteia, liminarmente, que seja suspensa imediatamente a divulgação da pesquisa eleitoral realizada por Futura Consultoria e Assessoria Ltda. registrada no TSE sob o nº MG-09198/2022, realizada entre os dias 12 de agosto de 2022 a 16 de agosto de 2022 e divulgada em 19 de agosto 2022, onde aponta, no Estado de Minas Gerais, o candidato Jair Bolsonaro estaria à frente do candidato Lula da Silva.

“De acordo com as informações obtidas no PesqEle, no sítio do TSE, a pesquisa em comento foi registrada, de fato, somente para levantamento da intenção de votos para os cargos de governador e senador no Estado de Minas Gerais, e não para presidente da República. Nesse aspecto, em uma análise perfunctória, os questionamentos e a posterior divulgação dos resultados obtidos quanto ao cargo majoritário”, fundamentou o ministro.

Imagem: Reprodução/TSE

Foto: Reprodução/Internet

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *