Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Política

Hissa Abrahão, Liliane Araújo e Silas Câmara aparecem empatados em pesquisa para Câmara Federal

Os deputados federais Hissa Abrahão (PDT), Silas Câmara (PRB) e a candidata ao cargo no Executivo estadual do Amazonas, nas eleições suplementares do ano passado, Liliane Araújo aparecem empatados na pesquisa eleitoral 365, realizada em novembro de 2017.

Na pesquisa realizada, 1,2 mil pessoas foram entrevistadas em Manaus e 800 nos sete maiores colégios eleitorais do interior (Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Coari, Tefé, Tabatinga e Maués). Essas oito cidades, incluindo a capital, representam mais de 70% dos votos válidos do Amazonas.

Para as eleições de outubro de 2018, a expectativa é de que, aproximadamente, 1,85 milhão de eleitores compareçam às urnas, tendo como base os pleitos de 2014 e 2017 (eleição suplementar).

Os estudos da #PESQUISA365 utilizam a estimativa em votos das porcentagens obtidas, o que significa que cada 1% equivale a 18.500 votos. A margem de erro da pesquisa é de 2,2%, com grau de confiabilidade de 95%.

Renovação

O Amazonas possui oito vagas para deputado federal e, em 2018, a tendência é de que haja uma renovação de, no mínimo, 50%, independentemente das regras eleitorais. O mínimo de votos necessários para obter uma das vagas ficará em torno de 90 mil.

Cenário negativo para Liliane

O dado mais sintomático desta 2ª pesquisa é o caso da jornalista Liliane Araújo, que concorreu na eleição suplementar para governador. Na primeira pesquisa, ela obteve 10% das intenções de votos em Manaus e ficou em terceiro lugar na disputa para a Câmara Federal.

Entretanto, ao aceitar o cargo de secretária-executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, ela mostrou desconhecimento da história política amazonense, que pune quem se vincula a um político no poder, depois de ter feito um discurso de oposição ao mesmo.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 5 =