Cinquenta e três municípios do Amazonas ganharam kits náuticos (lanchas de 6m x 1,40m com motor de 40HP, coletes salva vidas, bateria, etc) para fortalecer o atendimento socioassistencial ofertado à população mais vulnerável em comunidades ribeirinhas e/ou isoladas nos períodos de cheia ou seca. O investimento federal de R$ 6 milhões é resultado de uma emenda parlamentar indicada pelo senador Omar Aziz (PSD), com articulação da deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), e execução do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).
A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (04/06), na sede da Seas, em Manaus, com a presença de parlamentares, secretários e prefeitos dos municípios beneficiados. São 53 lanchas direcionadas para 53 municípios, inclusive Manaus, para melhorar os serviços já ofertados nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
*Política transversal*
Em sua fala, Omar Aziz destacou a importância da ação para fortalecer os serviços públicos no interior do estado e anunciou novos compromissos para melhorar a segurança pública e a qualidade de vida das populações mais vulneráveis.
“Cuidar dessas pessoas é obrigação nossa e nós vamos cuidar dessas pessoas. Com a ajuda das igrejas católicas, das igrejas evangélicas, num compromisso do Estado e as prefeituras dando transversalidade, porque segurança pública não se faz só com polícia, mas se faz com educação, com saúde, com assistência social e com programas sociais”, afirmou o senador do PSD.
*União de esforços*
Articuladora do projeto desde sua passagem pela Seas, em 2021, Alessandra Campelo destacou a importância da melhoria da estrutura dos Creas para o fortalecimento do trabalho desenvolvido pelas prefeituras na área social.
“A gente sabe que as nossas estradas são os rios, então essa é uma entrega muito importante porque foi algo que começamos quando eu ainda estava aqui (na Seas) há dois anos e pouco, uma iniciativa do senador Omar, com contrapartida do Governo do Estado, do governador Wilson Lima. Foi uma união de esforços para ajudar a Assistência Social”, destacou a deputada.
*Eficiência no atendimento*
O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, pontuou a diferença que a chegada dos novos equipamentos vai fazer no trabalho dos técnicos que atuam nos interiores.
“São instrumentos importantes para que o trabalho seja feito de forma eficiente e a ajuda chegue em quem precisa”, disse o mandatário da AAM.
*Vitória sobre o isolamento*
A titular da Seas, Kely Patrícia Silva, destacou a importância da entrega das 53 lanchas para o aprimoramento do trabalho dos técnicos do Sistema Único de Assistência Social que atuam nos municípios, principalmente, em locais isolados ou de difícil acesso.
“A entrega desses equipamentos é um marco histórico. Nosso estado possui muitas particularidades, como o acesso a alguns municípios e comunidades apenas por embarcação, então essas lanchas vão levar as equipes que fazem o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade nesses locais. É um grande avanço na atuação da Assistência Social”, pontuou a gestora da Seas.

Envie seu comentário