Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manaus,

Bastidores

CEsp promove audiência pública para discutir pipa desportiva e uso de cerol

A audiência proporcionará um espaço para que especialistas, defensores da regulamentação, praticantes da atividade e representantes de comunidades compartilhem suas opiniões e experiências,
imagem_materia-5-12
Câmara Municipal de Ariquemes/RO

A Comissão de Esporte (CEsp) realizará uma audiência pública nesta quarta-feira (10), às 10h, para debater o projeto (PL 339/2024) que busca regulamentar a prática de pipa desportiva e proibir a utilização de cerol.

A audiência foi requerida (REQ 8/2024) pelo senador Romário (PL-RJ), que considera fundamental promover um diálogo equilibrado entre diferentes perspectivas.

“A audiência proporcionará um espaço para que especialistas, defensores da regulamentação, praticantes da atividade e representantes de comunidades compartilhem suas opiniões e experiências, buscando uma solução consensual que atenda às necessidades e preocupações de todos os envolvidos”, afirmou o senador.

De autoria da Câmara dos Deputados, o projeto não só regulamenta a prática de pipa desportiva e proíbe a utilização de cerol ou qualquer produto semelhante, nacional ou importado, que possa ser aplicado nas linhas utilizadas para manusear pipas ou balões, como também altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940) para incluir a hipótese de dano qualificado e tipificar crimes relacionados à fabricação e uso de cerol ou linha cortante. Além disso, modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069, de 1990) para tipificar crimes relacionados ao uso de cerol.

Os convidados confirmados para a audiência são:

  • Carlos Magno da Silva Gouveia Filho, representante da Confederação Brasileira de Pipa Esportiva (CBPIPA);
  • Vicente Calvano Galaso, presidente da Associação de Pipeiros do Estado do Rio de Janeiro (APRJ);
  • Walner Mamede Júnior, diretor da Frente Nacional de Combate ao Cerol (FNCC);
  • Marcelo Augusto da Eira Corrêa, vereador do município de Manaus.

 

Agência Senado

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *