Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manaus,

Manchete

Candidato apoiado por Bolsonaro à prefeitura de Manaus diz novamente que serviço militar é para homem

O requerimento de informação de Alberto Neto ao ministro foi protocolado no último dia 4.
capitao-alberto-neto-prb-foto-douglas-gomes-12-03-19
Divulgação

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), candidato a prefeito de Manaus com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), voltou atrás e retirou o requerimento que enviou na última semana para o ministro da Defesa, José Múcio, afirmando que o serviço militar “deve permanecer como uma responsabilidade masculina, respeitando o papel natural de cada gênero na construção e na defesa da pátria”.

O requerimento de informação de Alberto Neto ao ministro foi protocolado no último dia 4. No documento, o parlamentar questiona a decisão de Múcio de autorizar o alistamento militar feminino voluntário para a carreira de soldado. O candidato afirma que:
“Historicamente, o serviço militar no Brasil sempre foi uma responsabilidade dos homens. (…) A mulher, por sua natureza, desempenha um papel único na família, sendo a principal responsável pelo cuidado e pela educação dos filhos. Ao incentivar a participação feminina em atividades militares, podemos estar negligenciando o impacto que isso terá na estrutura familiar.”

O requerimento questiona “o verdadeiro propósito” da decisão, se “existe uma análise das consequências a longo prazo” e “quais serão os desafios e problemas”. Nesta terça-feira, contudo, o parlamentar recuou e retirou o requerimento, justificando, em nota, que o requerimento não havia sido aprovado por ele e que se tratou de “erro da equipe do gabinete”.

Um novo requerimento com outro tom foi protocolado para o ministro da Defesa. O texto diz que “o decreto que institui o serviço militar feminino voluntário no Brasil coloca as Forças Armadas em sintonia com as maiores democracias do mundo, que já contam há muito tempo com o serviço militar feminino”, mas que “obrigará a uma readequação das instalações militares”.

O deputado, então, questiona se há plano para a readequação dos quartéis, como será essa mudança e qual a previsão orçamentárias para a implementação do serviço militar feminino.

Na última pesquisa Quaest para a capital amazonense, divulgada no fim de agosto, o atual prefeito David Almeida (Avante) apareceu em primeiro lugar, com 37% das intenções de voto. Na sequência, há um empate técnico triplo, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos: Amom Mandel (Cidadania), com 17%; Roberto Cidade (União Brasil), com 15%; e Alberto Neto, com 12%. O candidato do PL também está tecnicamente igualado a Marcelo Ramos (PT), que soma 7%.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *