Durante interrogatório no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro surpreendeu ao convidar, em tom de brincadeira, o ministro Alexandre de Moraes para ser seu vice na eleição presidencial de 2026. A proposta foi feita de forma descontraída, arrancando risos no plenário, ao que Moraes respondeu com um educado “eu declino”. O episódio ocorreu durante audiência da ação penal que investiga suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Apesar do momento de descontração, o interrogatório teve trechos sérios. Bolsonaro pediu desculpas por declarações passadas contra o STF e o TSE, afirmando que usou “retórica” ao acusar integrantes das Cortes de corrupção. Ele também tentou se afastar da chamada “minuta do golpe”, dizendo que não editou o documento e que apenas o viu “por alto”.
O ex-presidente está inelegível até 2030, decisão do Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder político. Ele é investigado por supostamente liderar uma organização criminosa com objetivo de subverter o Estado Democrático de Direito, por meio de um plano que previa, inclusive, uma intervenção militar para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Veja o vídeo

Envie seu comentário