Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Política

MP Eleitoral abre procedimento para investigar supostas irregularidades em evento com prefeito

Apuração envolve suspeitas de abuso de poder político, propaganda eleitoral antecipada e uso de recursos públicos durante show realizado nos festejos de Santo Antônio

O Ministério Público Eleitoral (MPE) instaurou um Procedimento Preparatório Eleitoral (PPE) para investigar supostas irregularidades envolvendo o prefeito de Campo Maior (PI), João Félix de Andrade Filho, e seu filho, Dogival Vidal dos Reis Neto, conhecido como Dogim Félix, apontado como pretenso pré-candidato a deputado estadual.

A medida foi formalizada pela Portaria nº 9, de 15 de julho de 2026, assinada pelo procurador regional eleitoral no Piauí, Kelston Pinheiro Lages. O procedimento decorre da conversão de uma Notícia de Fato e tem como objetivo aprofundar a apuração de possíveis infrações à legislação eleitoral.

Segundo a portaria, os fatos investigados teriam ocorrido durante os festejos de Santo Antônio, em Campo Maior, especialmente no show do cantor Nattan, realizado em 31 de maio deste ano. De acordo com o Ministério Público Eleitoral, há indícios da suposta prática de abuso de poder político, propaganda eleitoral antecipada e conduta vedada a agentes públicos.

O documento também aponta suspeitas de que o evento, custeado com recursos públicos, tenha sido utilizado para promover pessoalmente o prefeito e favorecer politicamente pré-candidatos. Ainda conforme a portaria, há indícios de eventual desvio de finalidade na realização do evento e de possível descumprimento de uma decisão judicial anterior que proibia esse tipo de conduta.

Para dar sequência às investigações, o procurador determinou uma série de diligências. Entre elas, está o envio de ofício ao promotor eleitoral da 7ª Zona Eleitoral, em Campo Maior, solicitando vídeos e outros elementos relacionados ao show que possam evidenciar eventual promoção política, além de cópias de ações ou representações semelhantes envolvendo o gestor municipal.

O Ministério Público também requisitou que sejam realizadas vistorias para documentar eventual propaganda eleitoral irregular e que a Prefeitura de Campo Maior encaminhe a íntegra dos processos administrativos referentes à contratação, aos empenhos e aos pagamentos dos shows promovidos durante os festejos de 2026.

A portaria determina ainda a notificação de João Félix de Andrade Filho e de Dogival Vidal dos Reis Neto para que apresentem manifestação escrita sobre os fatos investigados no prazo de dez dias.

A instauração do Procedimento Preparatório Eleitoral representa uma fase inicial de investigação destinada à coleta de provas e informações. Até o momento, não há decisão judicial sobre as condutas apuradas, e os investigados terão oportunidade de apresentar defesa durante o andamento do procedimento.

Outro lado 

O espaço segue aberto para posicionamento por parte do citado.

mp-eleitoral-abre-procedimento

Leia mais

Prefeitura de Eirunepé prorroga ata de R$ 3 milhões com distribuidora de livros

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som