O Ministério Público Federal (MPF) instaurou Inquérito Civil (IC) para investigar irregularidade na oferta de cursos de mestrado e doutorado disponibilizados pela Universidade Francis Xavier, localizada em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.
A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 22, no Diário Oficial do MPF. O documento tem assinatura do procurador da República substituto Elton Luiz Freitas Moreira.
O procurador considerou o Procedimento Preparatório n°1.13.000.000334/2021-11 autuado a partir da Notícia de Fato n o 01.2020.00003582-0 que tramitava no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), com objeto investigar regularidade de cursos de mestrado e doutorado disponibilizados pela Universidade Francis Xavier na Terra do Boi-Bumbá.
“Considerando que após provocação do Ministério da Educação, o CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) informou que foi identificado nenhum curso de mestrado ou doutorado relacionado à Universidade Francis Xavier ou Instituto de Educação (IAP)”, relatou no documento o procurador.
No documento, Elton Luiz Freitas Moreira destacou que a oferta irregular de cursos de pós-graduação tem como consequência a não validade dos diplomas emitidos pelas instituições.
“Considerando a necessidade de apurar de forma mais aprofundada a questão, com vistas a identificar possíveis prejudicados”, acrescentou Elton Luiz Freitas Moreira.
Leia o documento:
Foto: Divulgação
Envie seu comentário