O volume de serviços no Amazonas sofreu retração de –2,8% ,em março. A redução, em relação a fevereiro foi de 10,3 pontos percentuais. O índice ficou abaixo da taxa do país (0,3%). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços, no estado, cresceu em 5,2%. No acumulado do ano a taxa foi de 0,7% e no acumulado em 12 meses o índice ficou em 8,9%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Variação mês/mês anterior – Amazonas fica com a quarta maior retração em Serviços, no país
No mês de março, o Amazonas (-2,8%) ficou com a quarta maior retração, no ranking nacional, no volume de serviços. A maior queda foi do Mato Grosso (-9,2%), seguido por Rondônia (-6,6%), Amapá (-3,4%) e Amazonas (-2,8%). Já os melhores resultados ficaram com Acre (4,3%), Mato Grosso do Sul (3,3%) e Goiás (3,1%).
Variação mês/mesmo mês do ano anterior
Na variação interanual ,o Amazonas, em comparação com os demais estados brasileiros, ficou na décima terceira posição no volume de serviços. Os melhores desempenhos, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, foram do Distrito Federal (14,3%), Mato Grosso do Sul (11,3%) e Rio Grande do Norte (9,6%). Os menores resultados ficaram com Rio Grande do Sul (-9,6%), Roraima (-6,4%) e Pernambuco (-4,7%).
Variação acumulada no ano
A variação acumulada no ano de 0,7%, no Amazonas, colocou o setor de Serviços na posição intermediária (19a) entre os estados e o Distrito Federal. Os melhores resultados ficaram com Rio Grande do Norte (7,5%), Sergipe (7%) e Distrito Federal (6,5%) e o menores desempenhos foram do Rio Grande do Sul (-11%), Roraima (-5,2%) e Acre (-4,4%).
Variação acumulada em 12 meses
No acumulado em 12 meses a liderança, entre as Unidades da Federação, foi do Amazonas (8,9%), seguido por Sergipe (8,6%) e Amapá (7,9%). Os menores desempenhos, 12 meses, ficaram com Rio Grande do Sul (-10%), Mato Grosso (-9,4%) e Mato Grosso do Sul (-5,4%).
Média móvel do trimestre
Na série com ajuste sazonal, a evolução do índice de média trimestral ,para o total do volume de serviços, mostrou variação negativa de -1,2% no trimestre encerrado em março de 2025, no estado. No país a média móvel, no mesmo período, ficou em 0,2%.
Em março o índice de atividades turísticas, no Amazonas, variou em 4,3% na comparação com o mês anterior. Já o índice da variação interanual foi de 6,6%; o acumulado no ano ficou em 8,1% e a variação acumulada em 12 meses foi de 3%.
O estado ficou na quinta posição, em atividades turísticas, considerando as 17 Unidades da Federação pesquisadas.

Envie seu comentário