A Justiça Eleitoral abriu, nesta segunda-feira, o ciclo de transparência para as eleições marcadas para o dia 2 de outubro do ano que vem. O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral, Júlio Valente, explicou como vai funcionar esse ciclo.
Diferentes entidades fiscalizam a segurança do sistema eleitoral. Entre elas, partidos políticos, universidades e outras organizações fiscalizadoras.
A primeira medida para dar mais transparência às eleições foi a antecipação da abertura do código-fonte das urnas eletrônicas. Isso estava previsto para abril do ano que vem, mas ocorreu nesta segunda.
O presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, detalhou que o código-fonte é o que faz as urnas eletrônicas funcionarem.
Ao todo, o ciclo de transparência oferece 26 etapas de auditoria do processo eleitoral.
A próxima é o teste público de segurança, marcado para o mês que vem. Será a quinta edição desse desafio que reúne especialistas com o objetivo de encontrar e corrigir possíveis problemas no sistema. De acordo com o TSE, este teste terá participação recorde: 36 especialistas estão inscritos.
O resultado do teste público de segurança será divulgado até o mês de abril do ano que vem, quando a Justiça Eleitoral vai divulgar a nova versão das urnas eletrônicas.

Envie seu comentário