Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Manchete

TCE convoca direção da Saúde para explicar atraso na abertura do Hemoam

A informação foi confirmada pelo deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza).
Foto: Susam

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) convocou a direção da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para prestar esclarecimentos sobre o início das atividades da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A informação foi confirmada pelo deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza).

De acordo com o parlamentar, a reunião terá como foco a conclusão da obra do hospital, que, segundo ele, já estaria pronta há cerca de um ano, mas ainda não funciona. “Eu trouxe a denúncia. A obra está concluída, a Fundação Hemoam pediu orçamento na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e na LOA (Lei Orçamentária Anual), está há um ano pronta e não funciona”, afirmou Barreto durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O deputado criticou ainda o governo por sucessivos atrasos na inauguração do Hemoam. “O governo deu uma entrevista dizendo que em março do ano passado estaria inaugurada, mas me permita a franqueza: é a quarta vez que escuto isso. O objetivo da reunião é acompanharmos com lupa. Nesse ponto, o Tribunal de Contas é fundamental na fiscalização”, disse.

Wilker Barreto também relatou ter levado a denúncia ao Ministério Público, em reunião com promotoras da saúde, para reforçar a necessidade de fiscalização sobre o hospital.

O parlamentar questionou a atuação da secretária de Saúde, Nayara de Oliveira Maksoud Moraes, e criticou o atraso no funcionamento do hospital. “Não acredito que a secretária não despacha com o governador para solicitar recursos e colocar um hospital para funcionar. Crianças e idosos estão perdendo vidas por negligência. Por isso, uso este expediente para alertar esta Casa”, disse.

Outro lado

Até o fechamento desta edição, a SES-AM não havia se manifestado sobre a convocação do TCE-AM.

Leia mais:

Deputado denuncia falta de equipamentos no Icam e diz que crianças estão sendo submetidas à diálise

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som