Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Economia

Taxa de inflação alcança nível recorde na zona euro em março

Bloco registra alta de 7,5% e sofre com consequências do conflito entre Rússia e Ucrânia
Foto: Reprodução

A taxa de inflação da zona do euro alcançou um nível recorde em março, anunciou nesta sexta-feira, 1º, a Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia. Os países do bloco apresentaram alta de 7,5% no último mês.

Esta é a maior taxa de inflação registrada para os 19 países que adotaram a moeda única desde que a União Europeia começou a medir o índice em bloco, em janeiro de 1997. A zona do euro vinha de um patamar de 6% em fevereiro e enfrenta tendência de alta desde novembro do ano passado.

Segundo a Eurostat, a instabilidade econômica decorrente do conflito entre Rússia e Ucrânia é o principal motivo para a disparada da inflação. As oscilações nos preços do petróleo nas bolsas internacionais foram consideradas o fator preponderante para o recorde de março.

setor de energia foi o que apresentou maior alta no mês, com quase 45%, seguido de alimentação, com 5%.

Dentro do bloco, a Lituânia é o país onde se registou a inflação mais elevada, com 15,5%, seguida de Estônia (15%), Holanda (12%) e a Letônia (11%).

Na outra ponta, Malta registrou o menor índice de inflação no mês, com 4,5%. Depois aparecem França (5%) e Portugal (5,5%).

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − quatro =