Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Dia a Dia

Suframa e parceiros discutem criação de fórum em Rondônia para impulsionar desenvolvimento regional

Houve ênfase em experiências positivas de outros estados brasileiros, além da busca por estratégias internacionais para exportação de produtos locais.
92e63dd7-1902-46f6-b7f6-4364c2f5b89e
Foto: Layana Rios/Suframa

A criação do Fórum Rondoniense de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas foi o tema central de reunião realizada por videoconferência, nesta quarta-feira (17), com a presença de representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Secretaria de Estado de Agricultura de Rondônia (Seagri) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO).

O fórum busca estabelecer uma rede de referência para ação pública relacionada à Indicação Geográfica (IG) e Marcas Coletivas (MC), reunindo representantes de diversos setores, como órgãos governamentais, instituições de ensino, sindicatos, associações e cooperativas.

Durante a reunião, que foi um desdobramento de um encontro virtual entre Suframa e Sebrae-RO no fim do ano passado*, os participantes destacaram benefícios que o Fórum trará ao Estado de Rondônia, como a agilidade na aprovação de produtos com indicação geográfica, impulsionando o desenvolvimento territorial e agregando valor aos produtos locais. Houve ênfase em experiências positivas de outros estados brasileiros, além da busca por estratégias internacionais para exportação de produtos locais. A importância de avançar na qualidade e sustentabilidade da produção também foi ressaltada, considerando o eventual crescimento da produção em Rondônia e a necessidade de capacidade de escoamento.

A Suframa foi representada na reunião pelo coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Autarquia (CGDER), Igor Bahia, acompanhado do coordenador de Análise de Projetos de Desenvolvimento, Agner Bié, e os técnicos da unidade, Doriel Andrade dos Santos e Maria Thereza Alves. A CGDER é responsável por acompanhar o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em 2022 entre a Suframa, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), com o objetivo de disseminar a cultura de inovação e proteção da propriedade industrial na Amazônia Ocidental.

Institucionalização
Durante a reunião, Bahia ressaltou o interesse da Suframa em apoiar a criação do fórum em Rondônia, destacando que uma das atribuições na cooperação com o INPI é a institucionalização de fóruns na Amazônia Ocidental. “A Suframa tem um papel que vai além do Polo Industrial de Manaus. Existem recursos que podem, por exemplo, ser investidos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação a partir da Lei de Informática e nós visualizamos possibilidades na bioeconomia, na industrialização e inovações tecnológicas dentro das IGs, além da possibilidade de convênios por meio de recursos federais para adequar as cadeias produtivas, por exemplo, que é o trabalho específico da nossa coordenação”, complementou.

Regimento
A Suframa compartilhou, ainda, os regimentos dos fóruns do Amazonas e Acre, com o objetivo de que já se inicie a construção do regimento do fórum em Rondônia alinhado à forma de atuação na região.

Por fim, Bahia convidou os presentes para duas atividades: a primeira é um workshop de identificações geográficas nos dias 24 a 26 de abril, em Manaus, liderado pelo fórum amazonense, e a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, que vem sendo realizada pela Suframa em cada Estado de abrangência da Autarquia (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá).

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *