Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Economia

Setor de serviços no Amazonas caiu 3,6% em novembro de 2018

Com a receita nominal, as quedas foram mais acentuadas. Com relação ao mês anterior o faturamento bruto das empresas de serviço caiu -8,5%

Da redação 

Em novembro, o setor de serviços no Amazonas mostrou variação de -3,6% frente ao mês anterior (série com ajuste sazonal), voltando a cair depois de ter crescido em outubro 4,8%. Foi a sexta queda no ano.

Em relação a novembro de 2017 (série sem ajuste sazonal), o volume de serviços caiu -6,4%, sétima taxa negativa no ano. O acumulado no ano variou -0,7%. Já o acumulado nos últimos 12 meses, ficou em 0,0% em novembro, depois de se manter positivo por oito meses seguidos.

Indicadores da Pesquisa Mensal de Serviços Brasil – Novembro de 2018

Período Variação (%) Volume Receita Nominal

Novembro 18 / Outubro 18* -3,6 -8,5

Novembro 18 / Novembro 17 -6,4 -5,5

Acumulado Janeiro-Novembro -0,7 1,8

Acumulado nos Últimos 12 Meses 0,0 2,9

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Indústria

*série com ajuste sazonal

Com a receita nominal, as quedas foram mais acentuadas. Com relação ao mês anterior o faturamento bruto das empresas de serviço caiu -8,5%. Já na comparação com igual mês do ano anterior, a queda foi de -5,5%. Mesmo assim, a receita ainda mantém perfil positivo no acumulado do ano (1,8%) e nos últimos doze meses com 2,9%.

A média móvel trimestral (setembro/outubro/novembro) no volume de serviços de -1,4%; não anima um cenário positivo para o fechamento do ano na próxima divulgação (dezembro), o que pode colocar a atividade como aquela que não mostrou crescimento em 2018, no Amazonas.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *