Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Manchete

Seis cidades do AM apresentam altos níveis de problemas com o ‘Crack’

Veja um retrato de como a droga está afetando os Municípios do Amazonas e descubra as principais regiões atingidas

Da redação

De acordo com os dados divulgados pelo ‘Observatório do Crack’, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), as cidades de Fonte Boa, Carauari, Alvarães, Tefé, Coari e Novo Aripuanã apresentam níveis altos relacionados ao consumo de crack.

As cidades de São Gabriel da Cachoeira, Guajará, São Paulo de Olivença, Pauini, Boca do Acre, Humaitá, Apuí, Borba, Autazes, Manaquiri, Anori, Itacoatiara, Presidente de Figueiredo e Urucará apresentam nível médio de relacionado ao consumo da droga.

De acordo com os municípios de Barcelos, Amaturá, Benjamin Constant, Ipixuna, Envira, Itamarati, Juruá, Canutama, Manicoré, Manacapuru, Anamã, Silves, Nova Olinda do Norte, Urucurituba e Barreirinha apresentam o índice baixo relacionado ao consumo do crack.

Geral

Um total de 98% das 61 cidades do Amazonas, mais a capital Manaus, têm problemas pelo alto índice de consumo de ‘crack’. Segundo dados do ‘Observatório do Crack’, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a droga está cada vez mais presente nas pequenas cidades e zonas rurais.

Fundo Nacional Antidrogas aos Municípios

No mínimo, 70% dos recursos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) a projetos realizados pelos Municípios é o que prevê o Projeto de Lei (PL) 304/2016. A matéria foi aprovada nessa terça-feira, 26 de março, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou a votação e atuou junto aos parlamentares para aprovar o texto.

Os parlamentares seguiram o voto do relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), e, com 13 votos, aprovaram por unanimidade o texto. Caso não haja recurso contra decisão terminativa, a proposição seguirá para apreciação da Câmara dos Deputados. Em relação ao mérito, no que depender do autor da matéria, o repasse ocorrerá em parcelas semestrais, nos meses de janeiro e julho de cada ano, e a divisão dos recursos entre os Munícipios será realizada segundo os mesmos critérios utilizados para a distribuição do Fundo de Participação dos Munícipios (FPM).

De acordo com os dados, as cidades de Fonte Boa, Carauari, Alvarães, Tefé, Coari e Novo Aripuanã apresentam níveis altos relacionados ao consumo de crack

A justificativa do projeto menciona o Observatório do Crack, iniciativa da CNM que aponta o uso do crack e outras drogas como problema nacional. Os números da primeira pesquisa da entidade sobre o tema, divulgada em 2011, também foram destacados no PL, principalmente a constatação de que 98% dos Municípios brasileiros pesquisados já apresentavam algum tipo de problema relacionado a essa temática.

Conheça o Observatório

O Observatório do crack é uma ferramenta da CNM criada para possibilitar o mapeamento e o acompanhamento da problemática das drogas, nas diversas localidades do país. No hotsite, vinculado ao portal da CNM, é possível encontrar os estudos produzidos pela entidade ao longo de quase oito anos e as normas vigentes que tratam do assunto. Os dados dos Municípios são cadastrados pelos próprios gestores locais e podem ser conferidos por meio de mapas. Conheça mais aqui

(*) Com informações da Agência CNM de Notícias

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 5 = ?
Reload