Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manchete

Presidente do Peru anuncia dissolução do Congresso e ‘governo de exceção’

O anúncio ocorreu horas antes dele enfrentar uma terceira tentativa de impeachment por parlamentares da oposição em 16 meses.
Foto: Divulgação

O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou à nação que iria dissolver o Congresso Nacional e instituir um “governo de emergência excepcional” a fim de convocar novas eleições e, posteriormente, mudar a Constituição do país. Jornais peruanos chamaram o ato de uma tentativa de golpe de estado.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Castillo, que é esquerda, acusa o Congresso de usar de poderes para impedi-lo de governar. O anúncio ocorreu horas antes dele enfrentar uma terceira tentativa de impeachment por parlamentares da oposição em 16 meses.

Castillo assumiu o poder em julho do ano passado ao derrotar a candidata de extrema direita Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori. Desde então, por várias vezes, foi alvo de moções e investigações parlamentares que tentavam retirá-lo do poder, mas o político conseguia reverter as medidas durante as votações em plenário. O anúncio do presidente peruano ocorre pouco mais de 30 anos após o autogolpe do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), que dissolveu o Congresso em 5 de abril de 1992.

“O Congresso destruiu o estado de direito, a democracia, a separação dos poderes, modificando a Constituição com leis ordinárias com objetivo de destruir o Executivo e instaurar uma ditadura parlamentar”, argumentou.

“Os adversários políticos mais extremos se unem para fazer o governo fracassar para tomar o poder sem terem ganhado as eleições. Essa situação intolerável não pode continuar”, continuou o presidente.

Tomamos a decisão […] de dissolver temporariamente o Congresso da República e instaurar um governo de emergência excepcional Pedro Castillo, presidente do Peru

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *