Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Manchete

Prefeito de Tefé passa por cima de decisão do STF ao proibir uso de transporte por aplicativo

Nicson Marreira alterou a Lei Municipal para proibir o uso de aplicativos de transporte no município, após criação de “iupe!” para motoristas.

O prefeito Nicson Marreira (União Brasil) passou por cima de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ao proibir no município de Tefé (a 522 quilômetros de Manaus) o serviço de táxi e moto-táxi mediante a utilização de aplicativos. 

A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial da Associação Amazonense dos Municípios (AAM). O documento tem assinatura do prefeito.

Nicson Marreira alterou a Lei Municipal nº 113, de 13 de dezembro de 2016, e adotou outras providências, por intermédio do Decreto Legislativo nº 003/2025 de 13 de janeiro de 2025. A alteração se deu após a criação do aplicativo para motorista de moto chamado “Iupe!”, divulgado na página Minha Tefé.

Jurisprudência 

Em maio de 2019, o STF, no julgamento sobre leis municipais que restringem desproporcionalmente ou proíbem a atividade de transporte individual de passageiros por meio de aplicativos, decidiu que a proibição ou a restrição desproporcional da atividade é inconstitucional, pois representa violação aos princípios constitucionais da livre iniciativa e concorrência.

Na época, por unanimidade, foi julgada procedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 449, ajuizada pelo Partido Social Liberal (PSL) contra a Lei 10.553/2016 de Fortaleza (CE), que proíbe o uso de carros particulares, cadastrados ou não em aplicativos, para o transporte remunerado individual de pessoas e prevê multa de R$ 1.400 ao condutor do veículo. Também em votação unânime, foi negado provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 1054110, com repercussão geral reconhecida, no qual a Câmara Municipal de São Paulo (SP) questionava acórdão do Tribunal de Justiça estadual (TJ-SP) que declarou a inconstitucionalidade da Lei Municipal 16.279/2015, que proibiu esta modalidade de transporte na capital paulista.

O que diz a constituição sobre livre iniciativa?

A Constituição de 1988, no artigo 170, afirma que a ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social.

Lei contra aplicativos Tefé

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 5 = ?
Reload