Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Dia a Dia

Polícia Civil e CIPCães desarticulam organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas em Careiro Castanho

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe da 34ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), situada em Careiro Castanho, deflagrou no lugar, nesta quinta-feira (18), em parceria com policiais militares que atuam na Companhia de Policiamento com Cães (CIPCães), a operação “Catita”, que resultou nas prisões de dez pessoas, integrantes de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas naquele município, distante 102 quilômetros em linha reta da capital.

De acordo com o delegado titular da 34ª DIP, Danniel Antony, ao longo das diligências foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva, que culminaram, ainda, em três prisões em flagrante, por posse de arma de fogo e de substâncias entorpecentes. Os trabalhos tiveram o reforço da equipe do Departamento de Polícia do Interior (DPI), comandado pelo delegado Mateus Moreira.

Amanda Diniz dos Santos, 20; Carlos Roberto Reis Oliveira, 47; Cleoberson Cerdeira Lopes, 34; Francisco Mosa Bezerra, 26; Maik Targino de Brito, 25; Pedro Machado da Silva, 60; Rodrigo Pereira da Silva, 23; Sérgio de Lira Medeiros, 34; Nelino Medeiros Castro, 20, e Otávio Filho Maia de Sousa, 20, foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.

Conforme Antony, com Pedro foi encontrado um revólver calibre 32 com numeração suprimida. Em razão disso, o idoso foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Sérgio estava em posse de 2,3 quilos de maconha do tipo skunk e 150 gramas de cocaína. Já com Amanda os policiais apreenderam 100 gramas de cocaína. Por conta do flagrante, a dupla foi autuada em flagrante por tráfico de drogas.

“Iniciamos as diligências às 5h desta quinta-feira. Chegamos até essas pessoas após três meses de investigações. Tínhamos quatorze alvos e conseguimos prender dez deles. Todas essas pessoas presas fazem parte de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas em Careiro Castanho. O apoio do diretor do DPI, delegado Mateus Moreira, e de toda a equipe do departamento, foram essenciais para o êxito neste trabalho. Sem eles não teríamos como realizar o cumprimento simultâneo dos mandados”, argumentou o delegado Danniel Antony.

Ao término dos procedimentos cabíveis na 34ª DIP, Amanda, Carlos Roberto, Cleoberson, Francisco, Maik, Pedro, Rodrigo, Sérgio, Nelino e Otávio ficarão presos na carceragem da unidade policial, à disposição da Justiça.

Interior – A ação em Careiro Castanho aconteceu simultaneamente à operação “Carão”, deflagrada em Manacapuru, quando seis pessoas, envolvidas com o tráfico doméstico de drogas, foram presas, em flagrante, e apresentadas nesta quinta-feira (18/1). Com os infratores os policiais apreenderam substâncias entorpecentes, uma arma de fogo, munições e aproximadamente R$ 9 mil em espécie, oriundos da prática ilícita.

De acordo com o vice-governador do Amazonas e secretário da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Bosco Saraiva, partiu do governador Amazonino Mendes a determinação em deflagrar operações integradas em todo o interior do Estado. “Faremos muitas outras, a exemplo desta ação deflagrada no interior do Amazonas. Esse trabalho faz parte de uma grande operação para combater o tráfico doméstico, que é justamente aquele que perturba a população e desencadeia roubos, furtos e incentiva a violência doméstica”, declarou.

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Estado, Antonio Chicre Neto, explicou que o intuito da SSP-AM não é apenas combater o tráfico de drogas interestadual e internacional, mas também o tráfico de drogas doméstico em todos os municípios do interior do Estado. “Essa prática de delito resulta em outros crimes, como roubos, furtos e, também, homicídios. Combatendo essa modalidade do tráfico de entorpecentes, a Polícia Civil diminui as estatísticas no Estado desses outros crimes oriundos do tráfico de drogas doméstico. Conforme mencionando pelo secretário da SSP-AM, até o fim deste ano serão deflagradas operações policiais em todos os municípios do interior do Estado”, enfatizou.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/PC-AM

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.