O senador Plínio Valério (PSDB), candidato à reeleição ao Senado pelo Amazonas, aparece entre os nomes com menor índice de rejeição na disputa, de acordo com pesquisa do instituto Verita.
No levantamento, Plínio registra 1,5% de rejeição, ficando atrás apenas do ex-vice-prefeito de Manaus Marcos Rotta (Avante), que aparece com 0,6%.
A pesquisa questionou os entrevistados sobre em qual candidato ao Senado eles “não votariam de jeito nenhum”. O deputado federal Alberto Neto (PL) lidera o índice de rejeição, com 36,2%. Em seguida aparecem Eduardo Braga (MDB), com 23,2%; Marcelo Ramos (PT), com 16,9%; Wilson Lima (União Brasil), com 10,7%; Chris Melchimor (PSB), com 7,7%; e Ismael Munduruku (Rede), com 3,1%.
Na sequência estão Plínio Valério, com 1,5%, e Marcos Rotta, com 0,6%.
Além do baixo índice de rejeição, aliados do senador destacam que ele figura como segunda opção de voto entre eleitores de diferentes candidaturas ao Senado, fator que pode influenciar o desempenho eleitoral.
Declarações
Em entrevista a um veículo de comunicação local, Plínio Valério afirmou que a eleição para o Senado deve ser analisada de forma distinta das disputas para os cargos de presidente da República e governador, defendendo a importância da representação dos estados no Congresso Nacional.
“O eleitor tem que perguntar ao candidato se ele tem coragem de impeachmar, por exemplo, o Alexandre de Moraes”, declarou o senador ao abordar sua posição sobre o papel do Senado na fiscalização de autoridades.
O parlamentar também atribuiu aos eleitores a responsabilidade pelas escolhas nas urnas.
“Quem tem o poder nas mãos é o eleitor. São eles que podem mudar a história do país”, afirmou.
Agenda
Durante a campanha, Plínio Valério tem realizado encontros com eleitores e reuniões para prestação de contas do mandato, apresentando ações desenvolvidas ao longo de sua atuação no Senado.
Apoio político
Recentemente, o senador recebeu o apoio do prefeito de Tefé, Nicson Marreira (PSD), reeleito em 2024. A campanha de Plínio avalia que o apoio fortalece sua candidatura no interior do estado. A chapa do senador tem como suplente Kelly Barbosa, primeira-dama de Tefé.

Leia mais:





Envie seu comentário