A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5/2), a Operação Alienação Simulada, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso especializado em fraudes na obtenção de financiamentos de veículos mediante o uso indevido de dados de terceiros.
Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal em Alagoas. As diligências ocorrem em endereços residenciais, em Maceió.
O inquérito policial foi instaurado após denúncia da instituição financeira lesada e revelou uma associação criminosa especializada no “Golpe do Finan”. O grupo obtinha veículos por meio de financiamentos fraudulentos para revenda imediata no mercado clandestino, sem o pagamento das parcelas.
O esquema contava com a colaboração de um correspondente bancário que usava seu acesso privilegiado para aprovar créditos em nome de terceiros. Simultaneamente, outros integrantes falsificavam documentos e utilizavam dados das vítimas para assinar contratos eletrônicos. Com o crédito aprovado, os criminosos retiravam os veículos em revendedoras e os repassavam aos receptadores, consolidando o prejuízo à instituição financeira.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude (Crime contra o Sistema Financeiro Nacional), de associação criminosa, de estelionato e de receptação. Se somadas, as penas máximas para esses delitos podem ultrapassar 15 anos de reclusão.





Envie seu comentário