O levantamento, que entrevistou 5 mil pessoas entre os dias 7 e 15 de setembro de 2025, refuta a tese de uma perda de apoio, especialmente em um momento de articulações políticas para as próximas eleições. A pesquisa tem margem de erro de 1,4% para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.
O Portal Meu Amazonas obteve acesso e ouviu diretamente o próprio instituto sobre os dados. Além disso, o governador aparece com 11% de intenção de voto em cenário para deputado federal. Os dados reforçam que, até aqui, não há sinais de retração significativa em sua base eleitoral.
Desafios na transferência de votos
O estudo também avaliou o cenário para as eleições de 2026, medindo a possibilidade de transferência de votos da chapa vitoriosa em 2022. O vice-governador Tadeu de Souza alcançou 7%, resultado que o instituto classificou como positivo diante do baixo nível de conhecimento de sua figura política entre o eleitorado amazonense.
De acordo com a análise, não existe uma relação direta entre os votos obtidos em 2022 e os números atuais para a eleição. Ainda assim, o desempenho do vice-governador já é considerado expressivo diante do contexto.
Rejeição e margem de crescimento
A pesquisa Wilson Lima não estabeleceu correlação direta entre intenção de voto e rejeição. O instituto destacou que essa relação só poderá ser medida com maior precisão em 2026, quando o processo eleitoral estiver em curso.
O questionário aplicado também não investigou o voto de 2022, o que impossibilita identificar de forma técnica se houve reconquista ou perda de eleitores. Por isso, projeções sobre crescimento ainda não são possíveis neste momento.
Com números estáveis e sem quedas em segmentos específicos, a pesquisa reforça a percepção de que o governador entra no cenário eleitoral com terreno firme, mesmo em um quadro de incerteza e disputas em formação.
Para saber mais sobre a pesquisa – clique aqui.
Leia mais:
Omar Aziz lidera pesquisa para o governo do Amazonas em 2026
Wilson Lima critica condenação de Bolsonaro e vê ;momento delicado para a democracia
Governador Wilson Lima destaca parceria com empresas francesas e apresenta potencial econômico do Amazonas
Envie seu comentário