O convênio entre a UEA e a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos prevê ações para alavancar o turismo, o intercâmbio acadêmico e formação para a Indústria 4.0.
Da redação
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Centro de Ensino Superior de Parintins (CESP), iniciou uma parceria pioneira com a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) para levar as ações da fundação tanto no campo das formações de idiomas quanto na Indústria 4.0 para Parintins.
O Diretor da UEA de Parintins, professor doutor Marceliano Eduardo de Oliveira, reforça que a parceria irá impactar positivamente no município, transformando-o em um centro de excelência, uma vez que Parintins está na rota do turismo internacional. “Além de receber pessoas no período do festival dos bois, o turismo é perene. Por isso, a população parintinense pode ser impactada positivamente com a formação de idiomas que essa parceria pode oferecer no município”.
Com o apoio da Reitoria da UEA, dentre as ações a serem realizadas está uma formação ampla no campo de idiomas para fortalecer o turismo no município e também para alavancar o intercâmbio internacional dos acadêmicos dos vários cursos de formação da UEA de Parintins. Outra ação envolve o campo da formação continuada em cursos que vão ser ofertados no município tanto no âmbito acadêmico e de formação complementar inclusive englobando os temas atuais como a Indústria 4.0.
De acordo com o diretor, também farão parte das ações pactuadas entre a Fundação e a direção do CESP a inclusão de Parintins na rota das parcerias internacionais. “Os representantes das grandes instituições internacionais que possuem parceria com a FUEA agora também vão passar pelo CESP como uma justa forma de incluir Parintins no eixo de internacionalização e das parcerias de intercâmbio entre a UEA e as grandes instituições mundiais. Trazer os parceiros de Harvard, das Universidades de Waterloo e de Ontário para Parintins é um dos objetivos agora possíveis para o CESP”, destaca Oliveira, ressaltando as propostas de ações para serem realizadas fora da universidade, com oferta de qualificação ao público em geral. “A ideia é ampliar não só que ocorra dentro da UEA, mas que também possa servir de base para qualificação da população em geral de Parintins”, concluiu.
A próxima reunião entre a UEA de Parintins, a comitiva da FUEA e a prefeitura municipal está agendada para o dia 20 de setembro, em Parintins.

Envie seu comentário