Deputados devem ouvir empresário que denunciou fraudes na Seduc nesta quarta

Deputados devem ouvir empresário que denunciou fraudes na Seduc nesta quarta

Por Portal Tucumã

O empresário Francisco Luiz Dantas da Silva, dono da empresa Dantas Transporte, foi convidado pelos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de irregularidades no transporte escolar contratado pela Secretaria de Educação. A ida do empresário à ALE é espontânea.

Em agosto deste ano, o empresário relatou diversas irregularidades em contratos na Seduc ao procurador de Contas, Carlos Almeida, inclusive, pagamento de propina para agentes políticos.

Com as denúncias, o Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM) representou a Seduc, pelas possíveis irregularidades no transporte escolar contratado para utilização dos alunos nas zonas rurais de Manaus e nos demais municípios.

A representação foi resultado do Procedimento Preparatório n° 005/2019 – MPC – CASA, instaurado para identificar terceirização ou quarteirização dos serviços de transporte, qualidade destes serviços e identificação de veículos irregulares e condutores sem habilitação.

Na ALE, o deputado Wilker Barreto (Podemos) disse que o empresário deve apresentar quem são os agentes políticos envolvidos que recebiam propina pelos contratos de transporte escolar na Secretaria de Educação.

“É oportunidade do empresário de trazer na Casa Legislativa quem são os beneficiários, para onde foi o dinheiro e quem deu o contrato para ele. Pois, uma coisa eu sei dizer, R$ 18 milhões foram pelo ralo”, disse o parlamentar.

Wilker Barreto destacou que espera que o empresário compareça na Assembleia. “Caso ele não venha, só temos um caminho, de implantar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para convocar de forma obrigatória o empresário”, destacou o deputado.

Por Henderson Martins