“Agradeço a presença, com palavras muito amáveis, do doutor André Mendonça, que tem a minha torcida para substituir-me no Supremo”, declarou durante a sessão virtual em sua homenagem.Em despedida do STF, Marco Aurélio diz torcer para André Mendonça substitui-lo
Marco Aurélio se aposentará no próximo dia 12, após 31 anos de judicatura. O atual AGU e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública é um dos favoritos para assumir a cadeira, junto do procurador-geral da República Augusto Aras.
Apesar de Aras estar presente na sessão, ele não foi citado por Marco Aurélio.
A Corte realizou uma solenidade em sessão virtual nesta quinta para se despedir do decano, que disse ter sido muito feliz na posição.
“Fui muito feliz na bancada do Supremo, na ocupação de uma das 11 cadeiras mais importantes da República. Tive realizações incontáveis como servidor de meus semelhantes e sempre atuei com espontaneidade, desassombro e pureza da alma”, disse.
O presidente do STF, Luiz Fux, também agradeceu ao colega.
“Sua presença marca a história do Supremo, e suas contribuições para a vida pública são fundamentais para a construção da nossa democracia e institucionalização do nosso país. Não temos palavras para agradecer o brasileiro que vossa Excelência foi ostentando essa capa e essa cadeira”, disse.
Marco Aurélio foi indicado ao posto por Fernando Collor de Mello. Com a saída dele, o decano da Corte passa a ser Gilmar Mendes.
(*Com informações de Gabriela Coelho e Téo Cury, da CNN)

Envie seu comentário