Nicson Marreira reúne com secretário da SES para tratar sobre ações integradas na saúde de Tefé

Nicson Marreira reúne com secretário da SES para tratar sobre ações integradas na saúde de Tefé

Da redação

O secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Marcellus Campêlo, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (27) com os prefeitos eleitos de Envira, Ruan Mattos, e de Tefé, Nicson Marreira (PTB). O objetivo do encontro foi dar início às tratativas para o planejamento das ações integradas de saúde entre os municípios e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e que fazem parte do programa Saúde Amazonas.

O secretário destacou que serão implantados vários projetos no interior do estado e que a participação dos prefeitos será fundamental.

“Em 2021 vamos atuar muito fortemente nos cinco polos que vão formar o Saúde nas Calhas. Os prefeitos serão parceiros do sistema de saúde do Estado do Amazonas. Vamos revitalizar, ampliar as unidades de saúde, dotar dos equipamentos necessários e também contratualizar com a equipe de RH, equipes de laudo e de exames por imagem a distância de forma remota e Telessaúde”, disse Campêlo.

O Saúde nas Calhas vai estruturar as unidades de saúde fora de Manaus e atuar na regionalização de cinco polos (Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé). De acordo com Campêlo, atuar de forma integrada com os municípios é determinante para que o atendimento do serviço público no interior seja ofertado com maior qualidade.

Ao fortalecer a saúde pública nos municípios do interior do estado, o objetivo é evitar que mais de um milhão de pessoas de desloquem dos seus municípios para a capital em busca de atendimento.

“Nós queremos que somente precise se deslocar do interior aqueles que realmente necessitem de um atendimento de alta complexidade, e outras especialidades que os municípios não podem atender”, acrescentou Marcellus.

Parceria

O prefeito eleito de Envira, Ruan Mattos, disse que busca parceria com o governo para levar benefícios aos moradores do município. “É com essa intenção que a gente está entrando agora, com o objetivo de fazer uma saúde realmente inovadora e fazer uma atenção básica voltada à população e que traga um atendimento com qualidade e respeito a população”, acrescentou o prefeito eleito.

Para Nicson Marreiros, novo chefe do executivo municipal de Tefé, a integração com a secretaria é muito importante para saber os investimentos futuros de saúde para o município. “Eu saio muito feliz desse encontro, porque o governo está com boas intenções e boas parcerias”, completou.