Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manaus,

Política

Não há a menor possibilidade de racionamento em 2021”, diz diretor do ONS

O diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Carlos Ciocchi, disse em entrevista ao Expresso CNN, da emissora CNN Brasil, que “não há a menor possibilidade de racionamento para o ano de 2021”.

O diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Carlos Ciocchi, disse em entrevista ao Expresso CNN, da emissora CNN Brasil, que “não há a menor possibilidade de racionamento para o ano de 2021”. O programa foi ao ar na noite dessa 3ª feira (6.out.2021)…

Segundo Ciocchi, “o sistema elétrico brasileiro é bastante robusto. Desde o ano passado, desde outubro do ano passado, exatamente 1 ano, a gente vem implementando várias ações […] para garantir um melhor atendimento da sociedade” e o crescimento da demanda. Como exemplo das ações colocadas em prática, o diretor da ONS cita o acionamento de usinas termoelétricas e a redução da vazão de represas e reservatórios….

Sobre o aumento do consumo de energia em meio à crise, Ciocchi diz ver um “lado muito positivo”, pois isso “mostra que a economia está crescendo, saindo do nosso isolamento social”….

O diretor-geral do ONS afirmou que o sistema elétrico não tem possibilidade de apagão, como havia alertado em evento do jornal O Globo, no mês passado. Segundo ele, como as chuvas voltaram a cair na região Sul do país, em conjunto com as ações do operador, a “situação está absolutamente sob controle”….

A chave para evitar a falta de energia, segundo Ciocchi, é o planejamento diário. “Isso faz com que nós tenhamos um mapa, uma visão total do nosso sistema. Nesse exato momento, a gente sabe quanto está sendo gerado, quanto está sendo consumido, quanto de energia está trafegando” entre as diferenças regiões do país. Ciocchi disse que …

Ciocchi disse que não é possível comparar o sistema elétrico de hoje com o de 20 anos atrás, quando regiões do país registraram apagão, apesar de agora os reservatórios operarem com níveis ainda menores….

Em relação ao ano que vem, o diretor-geral do ONS afirmou que o operador está trabalhando para virar o ano “com os reservatórios em uma situação melhor do que nós começamos este ano”. De acordo com ele, a situação hídrica de 2022 permanecerá “bastante preocupante”, mas “temos certeza que venceremos essa batalha”….

Fonte: Poder360

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *