Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Política

Na CMM, David Almeida exalta servidores e promete hospital municipal

Ao optar por não ler um discurso escrito, o prefeito concentrou sua fala em agradecimentos aos servidores municipais.
na-cmm-david-almeida-exalta-se

Durante a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (9), o prefeito David Almeida destacou o trabalho dos servidores públicos municipais, afirmou que sua gestão não responde a acusações de corrupção e voltou a prometer a construção do primeiro hospital municipal da capital amazonense.

O prefeito compareceu ao plenário acompanhado do senador Eduardo Braga (MDB), a quem classificou como “um dos senadores mais influentes da República”, e do vice-prefeito Renato Júnior.

Discurso pessoal e agradecimentos

Em um discurso de tom pessoal, David relembrou sua trajetória política e a origem humilde. “Entrei na política para entregar santinho e balançar bandeira no sinal”, afirmou, dizendo ter gratidão a Deus e ao povo de Manaus e do Amazonas. Segundo ele, sua história se confunde com a da maioria dos vereadores e os resultados da gestão são fruto do trabalho coletivo.

Ao optar por não ler um discurso escrito, o prefeito concentrou sua fala em agradecimentos aos servidores municipais. Ele destacou que, neste ano, ampliou a tradicional reunião de alinhamento com secretários para incluir também subsecretários, chefes de setor e gerentes.

“Os resultados que nós obtivemos são fruto do trabalho de todos. Quem recebe o elogio é o prefeito porque é o chefe do Executivo, mas todos os méritos da nossa gestão são dos servidores”, afirmou, citando trabalhadores da limpeza urbana e do transporte coletivo.

Pandemia, licitações e economia

David lembrou que assumiu a prefeitura em meio à pandemia de Covid-19, período marcado por contratações emergenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos. Segundo ele, após esse momento crítico, a gestão alterou o modelo de contratação e realizou cerca de 1,4 mil licitações, o que teria gerado uma economia de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos.

O prefeito voltou a afirmar que a administração municipal não é alvo de investigações ou operações de órgãos de controle. “Uma das coisas que eu mais me orgulho é que, em cinco anos, nós não temos acusação nenhuma de desvio. Somos uma gestão limpa”, declarou.

Saúde e hospital municipal

Na área da saúde, David disse que o maior desafio ao assumir o cargo, em 2021, foi enfrentar os efeitos da pandemia. De acordo com ele, a cobertura da atenção primária em Manaus passou de 47% para 92% até 2026. “Nós praticamente dobramos. Se fosse fácil, alguém já teria feito”, afirmou.

Sobre a construção do Hospital Municipal, promessa de campanha, o prefeito afirmou que a gestão pretende avançar para a média e alta complexidade após a consolidação da atenção primária. Ele informou que ainda são necessárias audiência pública e licitação, mas estimou que entre abril e maio será lançada a pedra fundamental do hospital da zona oeste, no Parque Mosaico.

Aterro sanitário e transporte coletivo

David anunciou ainda a inauguração, nos próximos dias, do primeiro aterro sanitário municipal de Manaus. Segundo ele, o equipamento atende às normas ambientais e contará com tratamento adequado do solo e reaproveitamento do chorume.

No transporte coletivo, o prefeito destacou a ampliação da frota com ar-condicionado e a ausência de greves nos últimos anos. “Quando assumimos, apenas 6% dos ônibus eram climatizados. Hoje chegamos a 47%. Em quatro anos, pela primeira vez, não tivemos greve”, disse.

Passe livre e desafios da capital

O prefeito reconheceu dificuldades recentes relacionadas ao convênio do passe livre estudantil estadual, mas afirmou que as negociações com o governo do Amazonas estão avançadas. Atualmente, segundo ele, a prefeitura arca com 100% do custo do benefício para estudantes das redes municipal e estadual.

David também reconheceu os desafios de administrar uma cidade com cerca de 2,3 milhões de habitantes, mas afirmou que a gestão acumula entregas e resultados relevantes.

Antes da leitura da mensagem do prefeito, a CMM exibiu um vídeo institucional com obras e ações da gestão, como o viaduto Rei Pelé, na zona leste, e a modernização da Guarda Municipal.

Também participaram da sessão a presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins; o defensor público-geral, Rafael Barbosa; o deputado licenciado e secretário de Assistência Social, Saullo Vianna; e o ex-governador José Melo.

Leia mais: 

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família nesta quinta-feira

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som